page view

Detido com arsenal e investigado por maus-tratos a animais em Ílhavo

Suspeito tinha sabres, caçadeiras, espingardas e pistolas, além de uma pele de leão.

31 de outubro de 2025 às 13:27

Um homem de 69 anos foi detido pela GNR por posse armas e munições proibidas, em Ílhavo, no âmbito de uma investigação por maus-tratos a animais. 

Elementos do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Aveiro cumpriram um mandado de busca a uma habitação e fizeram também buscas numa viatura. Durante a operação foram apreendidas várias armas, nomeadamente cinco catanas, três sabres, uma espada, um bastão de borracha de 70 centímetros e uma besta. Os militares apreenderam ainda duas munições zagalote, quatro carabinas, três caçadeiras, um revólver, duas espingardas de ar comprimido, uma pistola de ar comprimido e 122 munições. Foi ainda encontrada uma pele de leão, sem documentação do Comércio Internacional das Espécies da Fauna e Flora Ameaçadas de Extinção.

O detido foi constituído arguido e os factos comunicados ao Tribunal de Ílhavo. A operação contou com o reforço do Núcleo de Investigação Criminal e do Destacamento de Intervenção de Aveiro.

Em comunicado, a GNR relembra que, de acordo com o Regime Jurídico das Armas e Munições, quem, sem se encontrar autorizado, detiver, transportar, guardar, comprar ou adquirir qualquer arma elencada naquele diploma, está a incorrer no crime de posse de arma proibida. Importa ainda esclarecer que quem detiver arma não registada ou manifestada, quando obrigatório, constitui um crime de posse ilegal de arma.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8