page view

Exército já colocou 5120 sacos de areia para conter o Mondego. 250 militares em operações em Coimbra

Colocadas ainda 538 toneladas de inertes e barreiras de contenção.

13 de fevereiro de 2026 às 11:30

O Exército já colocou 5120 sacos de areia, 538 toneladas de inertes e barreiras de contenção para tentar desagravar os efeitos das cheias no rio Mondego, em Coimbra e Montemor-o-Velho, adiantou ao CM fonte militar. Foram ainda transportadas 1150 pessoas e realizadas 68 patrulhas, que sinalizaram 37 casos de dificuldade social.

Segundo os dados a que o CM teve acesso, foram colocados 3 050 sacos de areia em Coimbra e 2 070 em Montemor-o-Velho; aplicados em barreiras 277,7 toneladas de inertes em Coimbra e 260 toneladas em Montemor-o-Velho; instaladas barreiras de contenção em Montemor-o-Velho; transportadas 163 pessoas em Coimbra e 986 em Montemor-o-Velho;  e realizadas 53 patrulhas em Coimbra e 15 em Montemor-o-Velho, tendo sido sinalizados 11 casos sociais em Coimbra; 11 em Soure; e 15 em Montemor-o-Velho.

Esta sexta-feira, e apenas na região de Coimbra, o Exército mantém 247 militares em operações, 64 deles préposicionados com capacidade de empenhamento rápido (resposta em 01h00). Vão prosseguir operações de "contenção de caudais e proteção de infraestruturas, com 4 pelotões dedicados à contenção com sacos de areia na área de Coimbra; Engenharia Militar, incluindo um destacamento em Coimbra (Ceira) e um destacamento preparado para intervenção com barreiras e reforço de margens em áreas críticas nas bacias hidrográficas; remoção de escombros e limpeza, com um pelotão empenhado em Penacova; apoio a autarquias em evacuações em Montemor-o-Velho (Ereira) e Soure; cinco equipas de botes em Coimbra; e vigilância e dissuasão, através de patrulhas de proximidade em Coimbra.

Estão em Coimbra ainda um Posto Médico Avançado (móvel) e capacidade de saúde militar (Tipo III), bem como equipa de evacuação médica dedicada; um módulo de alojamento de campanha para 100 pessoas e módulo de banhos de campanha (50 pessoas); e várias viaturas para transportes e manutenção.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8