page view

Depressão Kristin: Exército no terreno desde quarta-feira ainda tem mais ajuda em prontidão

Além dos meios já no terreno, há outros a aguardar ordem para avançar.

31 de janeiro de 2026 às 11:33

O Exército está a apoiar as populações e instituições atingidas pela tempestade Kristin - que se abateu sobre Portugal na madrugada de quarta-feira, causando seis mortes e prejuízos ainda por calcular - na limpeza de estradas, geradores para fornecimento de energia, logística, alojamento de bombeiros e realojamento de refugiados ucranianos que ficaram desalojados, foi este sábado adiantado ao CM. Neste momento, estão a atuar no terreno quatro destacamentos de Engenharia (em Ferreira do Zêzere, dois na Marinha Grande e Vieira de Leiria) para limpeza e desobstrução de estradas; 13 equipas de desobstrução (seis em Ferreira do Zêzere e sete Tomar) para remoção de árvores e detritos e desobstrução de acessos; 4 módulos de energia com geradores (três em Alvaiázere e um em Tomar); cinco geradores em mobilização para reforço de energia "conforme necessidade"; e está a ser dado alojamento e alimentação a 48 bombeiros em Tomar.

O CM sabe que estão em prontidão e disponíveis para avançar para o terreno mais três destacamentos de engenharia; oito módulos de energia (para fornecimento elétrico a infraestruturas críticas); 17 equipas de limpeza e desobstrução (remoção de detritos e reabertura de acessos); nove equipas com motosserras (corte/remoção de árvores); dois módulos de alojamento temporário (para 100 pessoas cada); um módulo de alimentação  (para 100 apoiar pessoas); e há ainda capacidade de disponibilizar um milhar de alojamentos e alimentar igual número de pessoas em dez unidades militares.

O apoio militar pelo Exército teve início logo na quarta-feira de manhã, com um Destacamento de Engenharia, com máquinas, em Ferreira do Zêzere, para limpeza de itinerários e estradas, com o objetivo de restabelecer a mobilidade e apoiar as operações de socorro e ajuda.

Na quinta-feira, eram já três os Destacamentos de Engenharia no terreno: um na Marinha Grande; e dois em Ferreira do Zêzere. Cada destacamento operou com três viaturas. Foram ainda empenhados três módulos de energia com geradores, em Alvaiázere, para acionamento das eletrobombas em estações de captação de água, apoio aos bombeiros e apoio a um lar de idosos. Em Tomar, o Exército assegurou apoio de alojamento a 48 bombeiros e apoiou na desobstrução de estradas.

Na sexta-feira, mantiveram-se no terreno os três Destacamentos de Engenharia em Ferreira do Zêzere e na Marinha Grande, e foram mobilizados mais dois Destacamentos de Engenharia para a região de Vieira de Leiria, com plataformas, máquinas de engenharia e viaturas ligeiras, com o mesmo objetivo. "As três equipas de energia mantiveram-se empenhadas em Alvaiázere", com a mesma missão; assim como o empenhamento em Tomar. Foi ainda mobilizado um módulo de energia para restabelecer condições de funcionamento no Centro Social e Paroquial de Tomar; e o Regimento de Transportes, em Lisboa, apoiou 34 ucranianos desalojados, assegurando alojamento, alimentação e uma equipa de apoio psicológico.

Já este sábado, "prevê-se a manutenção das operações em curso anteriormente referidas e, adicionalmente, a mobilização de sete equipas de intervenção para a região de Tomar e seis equipas de intervenção com motosserra para a região de Ferreira do Zêzere, com viaturas todo-o-terreno". Está ainda em fase de mobilização cinco geradores, dos quais três geradores de 150 kVA e dois geradores de 250 kVA.

"O Exército continuará a prestar apoio às populações enquanto se mantiverem as condições que o justifiquem, em coordenação com as entidades responsáveis pela proteção e socorro, reforçando meios sempre que necessário", assegura o ramo terrestre das Forças Armadas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8