page view

Fábio 'Cigano' andou fugido por Espanha e contou com vários apoios até ser detido em Marrocos

Visita da namorada a Marrocos acabou por tramar Fábio, o único fugitivo da cadeia de Vale de Judeus capturado até ao momento.

07 de outubro de 2024 às 10:20
A carregar o vídeo ...

Fábio 'Cigano', um dos fugitivos de Vale de Judeus, detido em Marrocos

Fábio Loureiro, conhecido por Fábio 'Cigano', um dos cinco reclusos que fugiu da cadeia de Vale de Judeus há um mês, foi detido este domingo, às 22h00, em Tânger, Marrocos, soube o CM junto de fonte policial.

Ao que apurou o CM, foi através da namorada de Fábio 'Cigano' que a Polícia Judiciária (PJ) apanhou o fugitivo. A mulher estava a ser vigiada 24 horas por dia e bastou a sua visita ao namorado, em Marrocos, para determinar a detenção do recluso. O Fábio encontrava-se numa carrinha de nove lugares quando foi detido e estaria com um cúmplice também português.

Sabe o CM que o recluso andou fugido por vários locais de Espanha, nomeadamente por Sevilha, onde tem família e amigos em vários bairros da cidade.

O fugitivo de Vale de Judeus terá apanhado um ferry de Espanha para Marrocos, onde acabou detido.

A operação policial que resultou na detenção de Fábio 'Cigano' durou menos de 24 horas e contou com a colaboração do Cuerpo Nacional de Policia (CNP) espanhol e da Direção Geral de Vigilância Territorial Nacional (DGST) marroquina, com coordenação da Polícia Judiciária.

Uma imagem partilhada nas redes sociais mostra o momento da detenção.

Fábio Loureiro está condenado pelos crimes de rapto, tráfico de estupefacientes, associação criminosa, roubo à mão armada e evasão.

Será presente às autoridades judiciárias de Marrocos tendo em vista a sua extradição para Portugal para efeitos de cumprimento de pena.

Entre os vários crimes cometidos por Fábio 'Cigano' destaca-se um ataque com uma metralhadora a uma casa onde se encontravam uma idosa, uma jovem mãe e o filho de apenas seis meses.  

O recluso já tinha estado preso no estabelecimento prisional de Coimbra, onde obrigava os reclusos a esconderem droga, sendo que um deles chegou mesmo a suicidar-se.    

Fábio ‘Cigano’ arrisca agora cumprir até mais dois anos de prisão pelo crime de evasão.

Recorde-se que a fuga levou à demissão de Rui Abrunhosa Gonçalves, até então diretor-geral de Reinserção e Serviços Prisionais, e do subdiretor-geral, Pedro Veiga Santos. Isabel Leitão foi eleita a 10 de setembro a nova diretora-geral.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8