page view

Festa no Bairro da Jamaica acaba à bastonada

PSP, acusada de excesso de força, alega legítima defesa. Homem detido por atacar polícias foi libertado.

21 de janeiro de 2019 às 08:02

O homem que foi detido este domingo no Bairro da Jamaica, no Seixal, foi libertado esta segunda-feira, após ser ouvido em primeiro interrogatório policial. Está indiciado por agressão aos agentes da PSP, que terá atacado à pedrada. Entretanto, o MP prossegue a investigação do caso, que baixou a inquérito.

Confusão após festa

Uma intervenção policial na manhã de domingo, no bairro da Jamaica, Seixal, está a levantar polémica devido às imagens divulgadas nas redes sociais. Os moradores acusam a PSP de excesso de força e agressões gratuitas no final de uma festa.

A Direção Nacional da PSP refuta e garante que os elementos policiais foram atacados à pedrada quando punham fim a uma rixa.

A carregar o vídeo ...

Jovem detido por atacar PSP à pedrada no Bairro da Jamaica

As imagens mostram perto de uma dezena de agentes a tentar deter um homem, e moradores do bairro a tentar travar a detenção, uma situação que terminou à bastonada. De acordo com a PSP, o caso ocorreu pelas 07h15, quando "elementos policiais da Esquadra da Cruz de Pau foram chamados ao Bairro da Jamaica devido a uma desordem entre várias mulheres".

Logo na abordagem inicial "registaram-se reações contra a intervenção policial por parte de residentes, que arremessaram pedras na direção do efetivo policial". Um agente ficou ferido na boca e teve de receber tratamento hospitalar, tal como um colega e cinco civis.

Fonte oficial da PSP alega que o vídeo "apenas mostra parte do que aconteceu". "A PSP exerceu a sua autoridade e agiu em legítima defesa para manter a detenção e defender-se dos ataques violentos de que foi alvo e que não são mostrados no vídeo porque quem o enviou apenas o fez para prejudicar a Polícia", alega a Direção Nacional, cujo diretor ordenou ainda ontem a abertura de um inquérito.

Horas depois, uma das envolvidas na rixa inicial apresentou queixa contra as agressoras.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8