page view

Foco de infecção controlado

A direcção clínica do Hospital S. João, no Porto, confirmou a existência de três casos de tuberculose e mais seis casos em que há suspeitas de contaminação pelo vírus.

13 de dezembro de 2005 às 00:00

No entanto, em conferência de Imprensa, o director do serviço de pneumologia, Agostinho Marques, afirmou que “foco está controlado e o serviço de otorrinolaringologia continuará aberto, pois não há razão técnica que leve ao encerramento”.

Mesmo considerando o surto “como relativamente anormal”, Agostinho Marques disse que apesar de não ter sido detectado o foco do vírus, o rastreio feito aos 66 funcionários do serviço é suficiente para que este não feche.

“Houve um esforço para rastear todos os casos e a atenção fez com que se encontrassem formas latentes de tuberculose”, disse. O director do serviço de pneumologia afirmou ainda que não pode assegurar que “não se verifiquem mais casos”.

Já o Sindicato de Enfermeiros do Norte ( SEN), que denunciou o caso durante o fim-de-semana, apela a um “encerramento e desinfecção da unidade em causa pois só assim se assegurará que não haverá mais contagio. Se tal não acontecer está em causa a saúde pública”, disse o presidente, José Correia Azevedo. O SEN promete ainda recorrer aos tribunais para exigir indemnizações para os enfermeiros infectados.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8