page view

Gang de bicicleta assalta filho do PM

O telefone de José Sócrates tocou pouco depois das 23h00 da última sexta-feira. O filho mais novo, Eduardo Fava Pinto de Sousa, de 13 anos, ligava ao pai a contar que tinha acabado de ser assaltado. Quatro jovens, que iam de bicicleta, apanharam Eduardo e um amigo na rua Cipriano Dourado, junto ao Terminal do Campo Grande, Lisboa. Ameaçaram os menores com facas, e obrigaram-nos a entregar os telemóveis.

12 de dezembro de 2008 às 00:30

O primeiro-ministro contactou de imediato os seus guarda-costas – agentes do Corpo de Segurança Pessoal da PSP –, que tomaram conta do caso. Estes contactaram a 3ª Divisão da PSP de Lisboa, que está a investigar o assalto ao filho do primeiro-ministro.

O CM apurou que é o Corpo de Segurança Pessoal da PSP que está a tratar do expediente da investigação. O caso foi remetido para o Ministério Público, que deu instruções à 3ª Divisão para investigar.

A PSP garante, no entanto, que não está a ser dado nenhum tratamento de "favor" ao caso: "O assalto ao filho do sr. primeiro-ministro merece-nos tanta atenção como o filho de outro qualquer cidadão. Julgo que o próprio primeiro-ministro não gostaria que o assunto fosse tratado de outra forma", disse ao CM o comissário Paulo Flôr, das relações públicas da Direcção Nacional da PSP.

POLÍCIAS DECIDEM PROTECÇÃO

A segurança dos filhos dos governantes é avaliada pelo SIS, PJ e PSP – que assegura a protecção através do Corpo de Segurança Pessoal. Normalmente, os menores não são acompanhados em permanência, sendo protegidos por um elemento do Corpo de Segurança Pessoal da PSP quando estes participam nalgum evento considerado de maior risco.

O CM sabe que o filho de um ex-primeiro-ministro foi ouvido na PJ assim que o pai foi eleito. Fizeram-lhe perguntas sobre a sua vida para avaliar o grau de risco e – também por ser maior de idade – não lhe foi atribuída segurança pessoal. Ainda assim deram-lhe conselhos sobre como agir caso sentisse que estava a ser perseguido na estrada e como melhorar a sua protecção.

PORMENORES

ZONA DE ASSALTOS

Eduardo Pinto de Sousa estuda no colégio Moderno, no Campo Grande, zona onde têm acontecido assaltos por grupos que andam de bicicleta.

SEM PROTECÇÃO

O filho de José Sócrates não tem segurança pessoal atribuída, até porque esta nunca terá sido solicitada à PSP.

BAIRROS INSEGUROS

Fonte policial disse ao ‘CM’ que gang deverá pertencer a um dos três bairro problemáticos da zona: Ameixoeira, Alta de Lisboa ou Cruz Vermelha.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8