page view

Guardas contra ‘Xuxa’ na cadeia de Vale de Judeus

Irmão e cunhado do traficante já estão na prisão de onde fugiram cinco presos. Governo diz que riscos de nova evasão são reduzidos.

08 de fevereiro de 2025 às 01:30

Os guardas prisionais discordam da possível transferência de ‘Xuxa’, alcunha do traficante Ruben Oliveira, recentemente condenado a 20 anos de prisão, para a cadeia de Vale de Judeus. O irmão e cunhado de ‘Xuxa’ já estão na prisão de onde se evadiram cinco reclusos, já recapturados, mas o Governo diz que “os riscos de nova fuga foram bastante reduzidos”. Fonte oficial do Ministério da Justiça justificou ao CM este parecer com “as medidas de reforço e de correção do protocolo de segurança” tomadas após a fuga de 7 de setembro de 2024. A prisão vai, de resto, ser pioneira na instalação de inibidores totais do uso de drones e telemóveis.

Os guardas discordam das recentes transferências de Dércio Oliveira e Ricardo Macedo, irmão e cunhado de ‘Xuxa’. Ambos estavam na cadeia de Lisboa e, como são arguidos condenados (ambos a 13 anos, por tráfico e associação criminosa), foram para Vale de Judeus. Frederico Morais, presidente do Sindicato Nacional da Guarda Prisional, diz ser “uma má decisão dos Serviços Prisionais voltar a juntar presos perigosos e com poder financeiro”. ‘Xuxa’, por enquanto, vai manter-se na prisão de Monsanto, onde está desde 2022. No entanto, se os Serviços Prisionais derem uma avaliação positiva à sua conduta como recluso, a transferência é possível.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8