page view

Hospital de Faro pede desculpa a advogado identificado pela PSP após desentendimento com seguranças

António Pragal Colaço foi com a esposa visitar o sogro, que estava internado na unidade de saúde algarvia.

06 de maio de 2025 às 01:30

A administração da Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve pediu desculpas ao advogado António Pragal Colaço na sequência de um desentendimento entre a equipa de seguranças que presta serviço no hospital de Faro e o causídico.

Segundo o CM apurou, o incidente ocorreu quando o advogado foi com a esposa visitar o sogro, que estava internado na unidade de saúde algarvia. "Como só podia entrar uma pessoa para a visita eu fiquei cá fora encostado a um corrimão. De repente veio uma senhora segurança ter comigo a dizer que não podia estar ali. Eu perguntei-lhe porquê e ela foi chamar o chefe. A partir daí começou uma grande discussão, eu pedi o livro de reclamações e ele chamou a PSP para me identificar", lamentou ao CM Pragal Colaço.

O causídico fez uma reclamação, que mereceu um pedido de desculpas por parte da administração da ULS Algarve. "Face à exposição de V. Exa. não podemos deixar de lamentar e pedimos em nome da instituição as nossas desculpas uma vez que, de acordo com o que descreve a abordagem e atitude não foi correta, nem digna de um profissional cuja responsabilidade passa por zelar pela segurança de utentes e famílias", refere a direção clínica da unidade hospitalar numa carta enviada ao advogado.

A administração hospitalar assegura ainda que "a empresa de vigilância e segurança foi devidamente alertada quanto a esta ocorrência e futuras que possam vir a surgir, exigindo que, permanentemente, monitorizem os seus padrões de assertividade e profissionalismo".

Pragal Colaço enaltece a atitude da ULS que "está a fazer alguma coisa para melhorar" a atuação dos seus profissionais dentro da unidade hospitalar onde, na sua opinião, se vivem "situações complexas para todas as pessoas". O advogado defende que os elementos da equipas de segurança "devem ser pessoas com formação adequada como os polícias".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8