Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Incêndio destruiu antigo edifício da RTP/Açores (COM VÍDEO)

A água do mar ajudou os bombeiros a combaterem o violento incêndio que destruiu por completo um antigo edifício da RTP/Açores, no centro de Ponta Delgada.
12 de Fevereiro de 2011 às 12:32
Incêndio foi combatido por 65 bombeiros
Incêndio foi combatido por 65 bombeiros FOTO: José António Rodrigues

O incêndio, que deflagrou na sexta-feira à noite e cujas causas ainda são desconhecidas, foi combatido por 65 bombeiros, apoiados por 15 viaturas, de três corporações.
 
A água utilizada para o combate às chamas foi retirada do mar, através de mangueiras especiais com mais de um quilómetro de extensão, o que permitiu uma maior eficácia no trabalho dos bombeiros.  

O incêndio deflagrou cerca das 21h30 (22:30, na hora de Lisboa) tendo os bombeiros iniciado o rescaldo cerca de uma hora e meia mais tarde.  

Apesar da violência do fogo, os bombeiros conseguiram evitar que as chamas se propagassem aos edifícios contíguos, um dos quais alberga a delegação nos Açores do Tribunal de Contas.  

No combate às chamas ocorreu um acidente que provocou ferimentos em dois bombeiros, um dos quais sofreu fractura num dos pulsos, enquanto outro teve apenas escoriações ligeiras, segundo uma fonte dos bombeiros. 

O edifício, em obras e que foi sede da RTP/Açores, ficou totalmente destruído no interior. Será agora efectuada uma avaliação técnica para apurar se há necessidade de proceder à demolição da fachada.  

O presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, o secretário-regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, José Contente, que tem a tutela da  Protecção Civil, e o vice-presidente da Câmara de Ponta Delgada, José Manuel  Bolieiro, estiveram no local a acompanhar o combate ao incêndio, cujas chamas eram visíveis numa parte grande da cidade.  

incêndio fogo açores rtp
Ver comentários