page view

Jovem que planeava ataques a escolas no Brasil prestava conselhos quanto ao modus operandi e indumentária a vestir

Adolescente está indiciado por um homicídio qualificado e vários homicídios na forma tentada. 

02 de maio de 2024 às 20:35
A carregar o vídeo ...

Jovem que planeava ataques a escolas no Brasil prestava conselhos quanto ao modus operandi e indumentária a vestir

Um jovem português de 17 anos foi detido pela Polícia Judiciária no Norte do País, no distrito do Porto, por ser o mentor de quatro ataques a escolas no Brasil. Num dos ataques, uma jovem de 17 anos foi assassinada, quando um outro jovem de 15 anos entrou numa escola em São Paulo e disparou à queima-roupa. 

O jovem preparava tudo através da internet, na plataforma Discord, onde criou uma espécie de comunidade que instigava outros jovens a matar e ainda à "automutilação grave de jovens, mutilação e morte de animais e difusão de propaganda extremista nazi".A PJ, em comunicado, refere que foi na sequência destes comportamentos que veio a decorrer o ataque com arma de fogo (um revólver calibre 38) numa escola de Sapopemba, no Brasil, e que resultou na morte da jovem de 17 anos. Na plataforma Discord o autor do crime partilhou inclusive imagens da arma e do gorro que iria utilizar, bem como da escola onde o crime iria ocorrer.As autoridades apuraram ainda que este tipo de condutas "foram partilhados no grupo, incluindo transmissões ao vivo de agressões contra animais que levam à sua mutilação e morte, jovens a beber detergente e a auto mutilarem-se com objetos cortantes"."Através de um ideário particularmente violento e extremista, o jovem detido prestava conselhos quanto ao modus operandi e indumentária a envergar pelos demais intervenientes aquando da preparação e prática dos crimes", pode ler-se em comunicado. 

O adolescente está indiciado por um homicídio qualificado, vários homicídios na forma tentada, prática de crimes de pornografia de menores e ofensas à integridade física qualificada.

Em comunicado, a PJ refere que colaborou com a Polícia Federal do Brasil e que durante esta quinta-feira efetuou buscas domiciliárias, tendo apreendido um vasto acervo probatório, designadamente material informático e digital.

O detido vai sexta-feira ser presente às autoridades para aplicação das medidas de coação.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8