page view

Limpeza obriga Costa a usar ‘heli’

Marcelo e mais 20 membros do Governo participam em ações.

24 de março de 2018 às 01:30

O primeiro-ministro terá este sábado um helicóptero à disposição para poder participar em três operações de limpeza da floresta nos distritos de Faro, Portalegre e Lisboa.

Documentos

O Presidente da República, o primeiro-ministro e 20 membros do Governo vão estar em 21 concelhos de 10 distritos, mas os municípios de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos - os mais afetados pelos incêndios de 15 de julho no Centro do País - não estão contemplados. O mesmo acontece com os municípios mais fustigados pelos fogos de outubro, que também não receberão a visita dos governantes.

Na ação de "propaganda", como lhe chamou o PCP, ou "de marketing", como apelidou Rui Rio, do PSD, Costa vai percorrer 500 quilómetros em apenas seis horas, recorrendo a um helicóptero. O primeiro-ministro começa o dia em Loulé, numa operação de limpeza com militares.

Ao final da manhã, participa numa ação do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas 370 quilómetros a norte, em Portalegre. À tarde fecha o dia a visitar os trabalhos de limpeza das faixas de gestão de combustível junto à N361, em Torres Vedras. Usar o helicóptero para as deslocações permite ao primeiro-ministro estar em três ações de limpeza sem falhar a participação num evento do PS às 19h, em Sintra.

Os concelhos mais afetados pelo maior incêndio de sempre na Europa também ficam de fora. Vouzela e Arganil (onde desapareceu 90% da área florestal), Carregal do Sal e Nelas (que viram arder 70% e 62,5% da sua floresta respetivamente), e Santa Comba Dão, onde arderam 65 casas, não receberão qualquer visita do Executivo.

Pombal e Lousã são os únicos concelhos afetados pelos fogos de outubro a receber a presença dos políticos: o ministro da Economia, no primeiro caso, e o ministro adjunto, no segundo.

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, também ia participar nestas ações de sensibilização, mas cancelou a presença por ter sido operado a um pulmão.

PORMENORES 

59 concelhos afetados

Cinquenta e nove concelhos da região Centro do País foram atingidos pelos incêndios de julho e outubro do ano passado.

GNR só multa em junho

O prazo inicial para a limpeza dos terrenos terminava a 15 de abril. No entanto, o primeiro- -ministro assegurou que até junho ninguém será multado.

Multa de 280 a 120 mil €

Os proprietários que não limpem os seus terrenos arriscam multas entre 280 e 10 mil euros (pessoas singulares) ou até aos 120 mil (pessoas coletivas).

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8