page view

Artigo exclusivo

Fernando Madureira diz que está falido mas gasta o dobro do que recebe

Chefe da claque Super Dragões ganha 1580 euros mas tem despesas mensais de 3 mil euros.

02 de junho de 2021 às 01:30

1 / 4

Casal vive nesta moradia T3  no Canidelo, Vila Nova de Gaia
Casal vive nesta moradia T3 no Canidelo, Vila Nova de Gaia Direitos Reservados
Porsche de Madureira foi fotografado em cima da passadeira
Porsche de Madureira foi fotografado em cima da passadeira Direitos Reservados
Microfone da CMTV surge em várias publicações de Macaco na internet
Microfone da CMTV surge em várias publicações de Macaco na internet Direitos Reservados
Fernando Madureira e a mulher Sandra, são dois arguidos no processo
Logo Premium CM
Logo Premium CM
Logo Premium CM

Ao Tribunal de Guimarães, Macaco garantiu mesmo que estava desempregado e que só recebia 500 euros por mês pela venda de material alusivo à claque portista.

A este rendimento acrescem os 580 euros que a mulher ganha de subsídio de desemprego - também diz que está desempregada - e 500 euros pelo arrendamento de um apartamento.

O casal justifica a redução de rendimentos e, consequentemente, do nível de vida, com a situação atual de pandemia. Macaco assegura ainda que também não recebe do Canelas 2010, onde joga na equipa principal. E que, em 2018, vendeu os apartamentos destinados a alojamento local que tinha no Porto.

A juíza do Tribunal de Guimarães - onde Macaco e a mulher foram condenados por difamação agravada no caso do furto do microfone da CMTV - realça a incongruência. Ganham 1580 euros mas pagam, por exemplo, uma prestação de um carro no valor de 900 euros mês. É um Porsche Panamera de 2018, importado, que está em nome de Sandra.

O casal disse ainda ao tribunal que tem outras despesas. Sandra está a tirar um mestrado em Psicologia Clínica Forense - paga 200 euros de propinas - e as filhas estudam num colégio que custa 800 euros.

A prestação ao banco pela casa (uma moradia T3 no Canidelo, Vila Nova de Gaia, ) é de 850 euros por mês. Contando com os 250 euros para outras despesas, como água e internet, os gastos fixos ascendem aos 3 mil euros.

Fernando Madureira, de 45 anos, e Sandra, de 43 - condenados também a pagar uma multa de quatro mil euros cada um - explicaram que estão a usar as poupanças para pagar as dívidas.

“De ressaltar a insuficiência das receitas apresentadas (1580 €), relativamente aos encargos (3000 €), referindo o casal socorrer-se de poupanças para fazer face a tal diferença”, lê-se no acórdão, a que o Correio da Manhã teve acesso. O casal referiu também que detinha 33% de um ginásio, em Vila Nova de Gaia, do qual se terão desvinculado há uns meses.

Macaco é fundador da claque Super Dragões. No período pré-pandemia, disse que recebia cerca de 1500 euros mensais provenientes dos lucros da venda online de merchandising da claque portista, “valor que diminuiu significativamente”, lê-se agora na decisão de 145 páginas.

Fernando e Sandra Madureira têm três filhas, de 10, 16 e 23 anos. Macaco tem ainda outro filho, de 20 anos, de uma outra relação.

Alegam que apenas partilharam vídeo que já era viral

Fernando e Sandra Madureira alegaram que “não são os autores do vídeo, cuja autoria desconhecem, tendo partilhado um vídeo que foi partilhado por milhares de pessoas”.

O CM tentou esta terça-feira contactar Fernando Madureira, que não atendeu o telemóvel. Além da multa, Macaco e a mulher foram condenados a pagar 10 mil euros, cada um, à jornalista.

Punido por atentado contra a liberdade de imprensa

Henrique Ramos, membro da claque Super Dragões, afeta ao FC do Porto, foi condenado a uma multa de 250 dias (3750 euros) pelos crimes de atentado à liberdade de imprensa, dano, injúria e apropriação ilegítima.

Além disso, o Tribunal de Guimarães condenou-o a pagar 5 mil euros à jornalista Tânia Laranjo e 3112 euros à Cofina, dona do CM e CMTV.

Diz que não ganha nada como jogador

Macaco é jogador e dirigente no Clube de Futebol Canelas 2010, possuindo 39% daquela sociedade. Diz que não aufere qualquer remuneração como jogador de futebol do clube sediado em Vila Nova de Gaia. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8