page view

Incêndio na Covilhã obriga a evacuar hotel em Manteigas

Fogo obrigou ao corte da Estrada Nacional 338.

07 de agosto de 2022 às 10:02

Mais de 300 bombeiros estão a combater o incêndio que deflagrou na madrugada de sábado em Garrocho, no concelho da Covilhã, apoiados por 94 viaturas e nove meios aéreos, segundo a Proteção Civil. O fogo já alastrou para Manteigas, no distrito da Guarda. Três bombeiros sofreram ferimentos ligeiros.

Um hotel da região de Manteigas teve de ser evacuado devido ao fumo denso, apurou o Correio da Manhã.

O CM conseguiu apurar junto do Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco, um dos bombeiros sofreu tonturas, outro foi asssitido por mal-estar geral e um terceiro sofreu queimaduras leves nas pernas.

O incêndio obrigou ao corte da Estrada Nacional 338, que faz a ligação entre Piornos e Manteigas, e ainda à evacuação da Praia Fluvial de Verdelhos. Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco disse à agência Lusa, pelas 16:45, que o fogo originou o corte da Estrada Nacional 338, que "liga a zona dos Piornos a Manteigas", e ainda obrigou à evacuação da Praia Fluvial de Verdelhos.

Pelas 20h00, 522 operacionais estavam no terreno, apoiados por 157 viaturas e sete meios aéreos - que deverão ser retirados com o aproximar da noite -, segundo a página oficial da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Outros incêndios no País

Além deste incêndio, os bombeiros estão a combater mais dois fogos que deflagram este domingo no distrito do Porto.

Um dos incêndios deflagrou às 09h04 na localidade de Guilhufe, concelho de Penafiel, e está a ser combatido por cinco operacionais, apoiados por uma viatura, e o outro deflagrou às 09h00 na freguesia de Rio Tinto, no concelho de Gondomar, e está a ser combatido por dois operacionais apoiados por uma viatura.

Segundo a informação disponível na página da Proteção Civil às 09h30 estavam, no total, 444 operacionais no terreno a combater 24 fogos, dos quais três estão em curso, três em fase de resolução e 18 em fase de conclusão, com o apoio de 127 meios terrestres e sete meios aéreos.

Perto de 70 de concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Guarda, Viseu, Castelo Branco e Coimbra estão este domingo em perigo máximo de incêndio rural, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também em risco muito elevado de incêndio rural cerca de 60 concelhos dos distritos Viana do Castelo, Vila Real, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Santarém, Portalegre e Faro.

O risco de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8