page view

Mais de 300 militares portugueses em exercício militar internacional no Golfo da Guiné

No exercício vão estar presentes três navios da Marinha e uma aeronave P-3C da Força Aérea.

20 de março de 2018 às 18:34

Mais de 300 militares portugueses vão participar num exercício aeronaval internacional no Golfo da Guiné, com três navios da Marinha e uma aeronave P-3C da Força Aérea, no âmbito do combate à pirataria e capacitação das marinhas costeiras.

Promovido pelo comando norte-americano para a África e Europa, o exercício "Obangame Express 18" decorre entre quarta-feira e 03 de abril entre a costa do Senegal e as águas de são Tomé e Príncipe com a participação de 311 militares da Marinha e 31 da Força Aérea Portuguesa, anunciou hoje o Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA).

O contributo de Portugal para o exercício inclui três navios da Marinha - a fragata "Álvares Cabral", o reabastecedor "Berrio" e o patrulha "Zaire" - e uma aeronave P-3C de vigilância marítima da Força Aérea.

Segundo o EMGFA, o exercício visa promover a segurança na região através da cooperação entre todas as forças e unidades navais e a partilha de informação entre os centros de operações marítimas dos países do Golfo da Guiné.

A segurança marítima, o combate à pirataria, ao narcotráfico e a "delapidação abusiva dos recursos marinhos" e a "proteção das bases de exploração petrolífera existentes na região", são outros objetivos do exercício.

Angola, Benim, Cabo Verde, Camarões, Costa do Marfim, Gabão, Gambia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Libéria, Namíbia, Nigéria, São Tomé e Príncipe, Senegal, Togo, República do Congo, República Democrática do Congo e Serra Leoa são os países africanos participantes.

No "Obangame Express" contará também com meios da Alemanha, Bélgica, Noruega, Brasil, Canadá, EUA, Dinamarca, França, Espanha, Marrocos, Holanda e Turquia.

A bordo dos navios portugueses seguirão três observadores do Brasil, Espanha e Chile, uma equipa de abordagem com oito fuzileiros de Cabo Verde e 10 militares da guarda costeira de São Tomé e Príncipe.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8