Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

MP acusa anterior e atual vereadores de obras em Ponte de Lima de prevaricação

Gaspar Martins e Vasco Ferraz são acusados, "cada um deles, da prática de um crime de prevaricação de titular de cargo político".
9 de Novembro de 2018 às 16:24
Juiz
Justiça
Justiça
Juiz
Justiça
Justiça
Juiz
Justiça
Justiça
O Ministério Público acusou o atual vereador de obras da Câmara de Ponte de Lima e o seu antecessor de um crime de prevaricação de titular de cargo político, outro de violação de regras urbanísticas e abuso de poder.

Segundo uma nota publicada esta sexta-feira na página oficial na internet da Procuradoria Geral Distrital do Porto, Gaspar Martins, vereador com o pelouro das obras particulares e urbanismo entre 2009 e 2013, e Vasco Ferraz, responsável pelo mesmo pelouro desde 2013 e até ao atual mandato, são acusados, "cada um deles, da prática de um crime de prevaricação de titular de cargo político, em concurso aparente com o crime de violação de regras urbanísticas e com o crime de abuso de poder".

De acordo com o despacho, datado de 22 de outubro, o Ministério Público (MP) da comarca de Viana do Castelo "considerou indiciado que um dos arguidos, aquele que foi vereador de 2009 a 2013, no dia 02 de setembro de 2013 deferiu o processo de licenciamento de um muro, desconsiderando as normas legais, a circunstância de a obra estar desconforme com o projeto apresentado, os sucessivos pareceres técnicos dos serviços da autarquia que o informaram disso e de que a obra não era legalizável e mesmo anteriores despachos que proferira relativamente à mesma obra indeferindo a sua legalização".

O MP "indiciou ainda que o segundo vereador substituiu aquele no cargo em 2013 e decidiu, apesar da ilegalidade da decisão anterior, que conhecia, dar-lhe o seu aval e concordância, assinando o alvará de aditamento ao alvará de obras".

A agência Lusa contactou a Câmara de Ponte de Lima, mas não foi possível obter qualquer comentário sobre o assunto ao visado ou ao presidente daquela autarquia do distrito de Viana do Castelo.

A Lusa tentou também ouvir o anterior vereador, mas sem sucesso.
Vasco Ferraz vereador Câmara de Ponte de Lima Viana do Castelo Lusa questões sociais tribunal
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)