Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

MP arresta casas, herdade e contas de Sócrates

Três imóveis em causa foram vendidos pela mãe do antigo primeiro-ministro a Carlos Santos Silva.
7 de Outubro de 2017 às 00:41
José Sócrates
José Sócrates
José Sócrates
José Sócrates
José Sócrates
José Sócrates
José Sócrates
José Sócrates
José Sócrates
José Sócrates
José Sócrates
José Sócrates

O Ministério Público mandou arrestar três casas e uma herdade de José Sócrates, avança o jornal Expresso.

O CM sabe que também as contas bancárias do antigo primeiro-ministro, assim como as de Carlos Santos Silva, foram arrestadas.

Estão em causa três imóveis, que foram vendidos pela mãe do antigo primeiro-ministro ao amigo Carlos Santos Silva, e a herdade de Montemor-o-Novo, que está em nome da ex-mulher de José Sócrates, Sofia Fava.

O Ministério Público entende que José Sócrates recebeu ilicitamente 32 milhões de euros e que é o proprietário destas casas que agora vão ser arrestadas. O Estado vai pedir para ser ressarcido por este valor, vindo de uma conta na Suíça, pelo que o MP quer garantir que o que resta desse dinheiro (cerca de 15 milhões de euros) possa ser entregue ao Estado, caso José Sócrates seja condenado.

O arresto de bens não acontece no caso de outro dos principais arguidos do caso, Ricardo Salgado, uma vez que o ex-líder do Banco Espírito Santo já tem todo o património arrestado nos processos do Universo BES (incluindo a pensão, que viu ficar arrestada na totalidade esta quarta-feira).

A acusação da Operação Marquês, que será uma das mais longas algumas feitas pelo MP, poderá estar pronta já esta semana.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)