page view

MP acusa agente de execução de desvio de 1,5 ME

Abuso de poder, peculato, branqueamento de capitais, falsificação de documento e falsidade informática.

02 de fevereiro de 2016 às 17:35

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra um agente de execução e a sua empresa por desvio e apropriação ilícita de quase 1,5 milhões de euros de contas-cliente, anunciou esta  a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL).

"No essencial está indiciado que o arguido, enquanto agente de execução e administrador da empresa acusada, efetuou transferências de montantes muito elevados de contas-cliente de executado para exequente [autor da ação executiva], e em seguida, para contas tituladas por si próprio, pela sociedade arguida ou por terceiros", relata uma nota publicada na página da internet da PGDL.

O arguido está acusado de abuso de poder, peculato, branqueamento de capitais, falsificação de documento e falsidade informática.

A nota, que cita a acusação do MP, diz que o arguido "efetuou tais transferências com a manipulação informática do sistema, a falsificação de documentos, de forma a subtrair-se à fiscalização legal e a apropriar-se indevidamente de quantias que não lhe pertenciam".

Desta forma, frisa a acusação, o arguido apropriou-se de quase 1,5 milhões de euros, retirados das contas-cliente, no âmbito de processos de cobrança de dívidas, "causando prejuízo aos credores e aos executados e pondo em risco a credibilidade dos registos informáticos" dos processos de execução.

"O arguido aproveitou-se ilicitamente das funções de agente de execução, praticando os atos indiciados com grave violação dos deveres de honestidade do cargo", sublinha. O MP requereu ao tribunal a aplicação da pena acessória de proibição do exercício do cargo de solicitador de execução por um período de tempo nunca inferior a cinco anos.

O Ministério Público requereu ainda ao tribunal a declaração de perda a favor do Estado de vantagens dos ilícitos criminais que ascendem a 1.325.950 euros.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8