page view

'Operação Babel': Projeto para construir centro de congressos alvo de auditoria da Câmara de Vila Nova de Gaia

Informação foi revelada pela autarquia depois de na sexta-feira ter desistido de ser assistente no processo da ‘Operação Babel’, que envolve o antigo vice-presidente, Patrocínio Azevedo.

30 de novembro de 2025 às 01:30

A Câmara de Vila Nova de Gaia avançou este sábado que ordenou uma auditoria ao projeto ‘Skyline’, do grupo Fortera, que visava a construção de um centro de congressos. A informação foi revelada pela autarquia depois de na sexta-feira ter desistido de ser assistente no processo da ‘Operação Babel’, que envolve o antigo vice-presidente da autarquia, Patrocínio Azevedo. A câmara desistiu ainda de uma indemnização de 50 mil euros.

“O que é muito grave, e deve ser investigado e apurado com todo o detalhe, é uma parceria público-privada, no entender do Executivo, ilegal, sem concurso público, violadora do Plano Diretor Municipal e que troca centenas de milhões de euros concedidos a um grupo privado em detrimento de um retorno, em 25 anos, de uma dezena de milhões de euros”, diz a autarquia, agora liderada pelo PSD.

A autarquia diz ainda que pretende apurar toda a verdade de uma operação urbanística e jurídica que considera “gravíssima” e que teve responsabilidade da câmara do anterior presidente, Eduardo Vítor Rodrigues. No processo, Patrocínio Azevedo é suspeito de ter favorecido projetos a troco de 125 mil euros.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8