David Larible foi condenado por abuso sexual de menina de 14 anos.
1 / 8
David Larible, um palhaço mundialmente famoso, foi detido na Suíça depois de ser acusado de abusar sexualmente de uma fã de 14 anos, em novembro do ano passado. No julgamento, em agosto, foi considerado culpado, expulso do país por cinco anos e multado em 16 mil euros. Apesar da sentença da justiça suíça, o Coliseu do Porto colocou o palhaço, de 60 anos, como cabeça de cartaz no espetáculo anual de circo onde são esperadas centenas de crianças.
De acordo com o processo, divulgado em vários órgãos de comunicação internacional, o caso ocorreu a 24 de outubro de 2016, num quarto de hotel em Zurique. Larible ficou sozinho com a menina, que na altura tinha 14 anos e beijou-a três vezes. "Empurrou a língua para o interior da sua boca, acariciou-a sob a roupa, dando-lhe um beijo no decote, mesmo sabendo que ela era menor de idade", lê-se no processo.
Françoise Stadelmann, a procuradora, disse em tribunal que "o palhaço, que na época desempenhava um papel no grande circo suíço Knie, beijou vigorosamente a vítima e acariciou-lhe as costas", escreveu o ‘Daily Mail’, a 15 de agosto. O jornal britânico adiantou que "Larible negou veementemente o caso no tribunal".
O advogado do palhaço, Valentin Landmann, disse que o seu cliente "abraçou a menina apenas como saudação e despedida". Nas declarações finais, o artista, que ganhou o Palhaço de Ouro no Festival Internacional de Circo de Monte Carlo em 1999, admitiu que trocou muitas mensagens com a menina, mas disse que não eram de natureza sexual.
Desde a condenação, David Larible não voltou a ser contratado para nenhum espetáculo em países de língua alemã e tem a reputação manchada também em Itália. "Mataram profissionalmente o meu cliente: ninguém quer um ‘pedopalhaço’", disse o advogado. Na sua agenda, bastante mais reduzida desde que o caso foi tornado público, surgem muito poucos países. Portugal é um deles. O palhaço é cabeça de cartaz no espetáculo Circo 2017, no Coliseu do Porto.
"Não quero ninguém no meu camarim"
David Larible – que foi acusado de beijar e tocar numa adolescente – falou com tranquilidade ao CM sobre a condenação de que foi alvo por parte da justiça suíça. "Não vou deixar de ser quem sou, mas não quero mais proximidades, abraços, não quero ninguém no meu camarim", disse o artista, pouco tempo antes de se estrear no palco do Coliseu do Porto, quinta-feira à noite.
Não negou que foi condenado. "Mas fui condenado injustamente. Quem conhece a Suíça sabe do que estou a falar. Quando algum suíço te acusa e se tu és estrangeiro, vais perder. E eu perdi", disse. Depois de vários anos a correr o mundo como palhaço - uma arte que herdou do pai - confessa que sentiu as consequências da pena na agenda de espetáculos para os meses seguintes. "No início, houve reações e consequências. Mas agora as coisas estão a melhorar. Quem me conhece sabe como sou e como lido com o público". O público que se prevê que encha a sala de espetáculos da Invicta. "Espero que o público de cá me dê uma oportunidade e me queira conhecer. Falo sobre este assunto porque faz parte do passado e não me envergonho de nada na minha vida", esclarece o palhaço, prometendo que vai "continuar a interagir com a plateia". São esperadas centenas de crianças no espetáculo.
Coliseu contrata artista sem saber da condenação
Confrontada com a condenação do palhaço na Suíça, a direção do Coliseu do Porto remeteu esclarecimentos para o agente do artista. "O Coliseu desconhecia completamente o caso. Os serviços de David Larible foram contratados ainda no início do ano, na altura em que foi preparada a programação, quando a polémica não existia", disse ao CM fonte oficial de uma das maiores salas de espetáculos do País. Larible chegou ao Porto esta semana e vai ficar na Invicta a integrar o Circo 2017 até ao dia 1 de janeiro.
Falavam sobre arte
Quando confrontado com a troca de várias mensagens com a menor, o artista justificou que as conversas "eram apenas sobre arte". "Eu queria dar-lhe o livro que escrevi sobre a arte de ser palhaço", argumentou.
Imprensa europeia reage
Aquando da detenção, vários jornais europeus destacaram a notícia nas suas páginas, destaque que viriam a repetir quando Larible foi condenado, em agosto deste ano.
"Fantasias" da vítima
Em tribunal, o advogado de David Larible disse que se tratavam de "fantasias de uma adolescente". O comportamento da jovem após o suposto abuso, acrescentou o advogado, suscita algumas questões.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.