page view

Libertados todos os arguidos da 'Operação Lúmen'

Ministério Público não pediu medidas de coação que restringissem a liberdade.

22 de março de 2026 às 12:12

Todos os quatro detidos na sequência da 'Operação Lúmen' foram libertados, este domingo. A ordem foi do juiz de instrução, depois de o Ministério Público não ter pedido medidas de coação que restringissem a liberdade.

O Ministério Público pediu que as medidas fossem, então, cauções, proibições de contactos e suspensão de funções para os arguidos que exercem cargos públicos.

Na terça-feira, serão presentes no Tribunal de Intrução Criminal do Porto para conhecer quais serão efetivamente as medidas aplicadas.

Recorde-se que a Polícia Judiciária devete quatro pessoas, na terça-feira, por suspeitas dos crimes de corrupção ativa e passiva, participação económica em negócio, abuso de poder e associação criminosa, relacionados com o fornecimento e a instalação de iluminações festivas. Entre os detidos está Alberto Laplaine Guimarães, secretário-geral da Câmara Municipal de Lisboa e a presidente da União de Associações de Comércio e Serviços, Carla Salsinha. Os outros detidos são um administrador e um funcionário de uma empresa privada.

Pelo menos 10 câmaras municipais foram visadas no esquema. 

Na megaoperação, foram efetuadas 26 buscas domiciliárias e não domiciliárias, em várias zonas do país, em entidades e empresas públicas e privadas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8