Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Parque de estacionamento do Andanças está licenciado

Incêndio destruiu 422 veículos.
4 de Agosto de 2016 às 20:40
Incêndio no Andanças
Incêndio no Andanças FOTO: CMTV
O presidente do município de Castelo de Vide, António Pita, assegurou esta quinta-feira que "está licenciado" o parque de estacionamento do festival "Andanças", onde um incêndio destruiu 422 veículos e danificou parcialmente outros nove.

"O parque de estacionamento onde ocorreu este incidente está no processo de licenciamento do festival, que abrange várias áreas, nomeadamente a do festival propriamente dito, dos acampamentos e dos parques de estacionamento", afirmou o autarca em declarações à agência Lusa.

"O parque não é pago, se fosse tinha outras implicações. Se fosse [pago] pressuponha naturalmente outro tipo de requisitos que não tem. É um parque que dá apoio ao festival e que é livre das pessoas também estacionarem lá ou não", afirmou.

Segundo o autarca de Castelo de Vide, no distrito de Portalegre, onde decorre o festival, "a lei foi cumprida" e "a câmara licenciou o festival na sua globalidade", após vistoria técnica, em que participou a Proteção Civil.

António Pita adiantou, por outro lado, que as autoridades procederam hoje à identificação dos proprietários dos veículos destruídos, devendo a remoção ser iniciada na sexta-feira.

Citando informações da GNR, o autarca referiu que a remoção das viaturas vai ser feita "com todas as preocupações do ponto de vista ambiental para que o espaço não fique contaminado".

"As viaturas vão ser removidas pelas seguradoras, partindo do princípio que todos os proprietários têm o seguro em dia. Caso assim não seja, o município também está disponível para dar a sua colaboração", disse.

As investigações para apurar as causas do incêndio prosseguem a cargo da Polícia Judiciária e da GNR.

A 21.ª edição do "Andanças" - Festival Internacional de Danças Populares decorre, desde segunda-feira e até domingo, numa área de 28 hectares nas margens da albufeira de Póvoa e Meadas, no concelho alentejano de Castelo de Vide, esperando um total de 40 mil visitantes.
Castelo de Vide António Pita autarca de Castelo de Vide GNR Polícia Judiciária festival incêndio carros
Ver comentários