page view

Passe familiar em Lisboa só com prova das Finanças

Passes para quem tem domicílio fiscal num dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa.

23 de julho de 2019 às 08:47

As famílias com domicílio fiscal num dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML) já podem requerer o novo passe Navegante Família - no máximo, cada agregado vai pagar 80 euros, que é o valor do Navegante Família Metropolitano, ou 60 euros, no caso do Navegante Família Municipal.

À semelhança dos restantes passes, o passe Família tem validade mensal, ou seja, do primeiro ao último dia do mês para o qual foi adquirido.

No entanto, pedir os novos passes familiares não é um processo fácil: para além das cópias do cartão de cidadão dos membros do agregado familiar, é necessário documento comprovativo do agregado familiar emitido pela Autoridade Tributária ou certidão de domicílio fiscal. Também poderá ser necessária a entrega de comprovativo da entrega de IRS ou de comprovativo da dispensa de entrega de IRS, se for o caso.

Já os estrangeiros têm de entregar "documentação que comprove a residência fiscal, cópia das autorizações de residência ou dos passaportes e mais documentação que comprove que pertencem ao mesmo agregado familiar", refere o Portal Viva.

Todos os requerentes têm de ser portadores do cartão Lisboa VIVA. Após a entrega do pedido de requerimento do passe (que não significa a sua aprovação), a ativação do Navegante Família pode demorar até dez dias.

O requerimento está disponível nos sites da Área Metropolitana de Lisboa, no site Portal Viva e nos balcões dos operadores de transporte. Os carregamentos poderão começar a ser feitos a partir de dia 26 deste mês, tal como acontece com os restantes passes.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8