page view

Pescador luta três horas contra as ondas

Ruben caiu ao mar quando pescava, ao largo de Odemira.

01 de fevereiro de 2016 às 03:58

Ruben Emídio salvou-se de forma heroica. Durante três horas resistiu à ondulação e à baixa temperatura da água do mar ao largo da costa de Odemira, onde caiu quando pescava, na praia do Touril. "Nunca desisti da vida. Mas quando pensei que ninguém me vinha buscar, comecei a pensar que estava a chegar a minha hora. Despedi-me da família e dos amigos", conta. Acabou resgatado por uma embarcação da Polícia Marítima de Sines.

Na manhã de 24 de janeiro, Ruben teve sempre o apoio de populares e dos bombeiros, que nunca deixaram de o encorajar. "Vi que as pessoas tinham um sentimento de impotência porque não conseguiam fazer nada. Mantive como ponto de referência um rapaz com um casaco comprido e cor de laranja, em quem me foquei e que me deu muita força", confessa.

Ruben, de 30 anos, nunca entrou em pânico. Acredita que a vida lhe deu "uma segunda oportunidade". A recuperar dos ferimentos, o pescador não consegue fechar os olhos sem que lhe surja a imagem do seu corpo a ser arrastado por uma onda. "A força do mar arrastou-me logo para o fundo, estava todo vestido e esses foram os dez minutos mais aflitivos que vivi. Tive a clareza de tirar a roupa e os sapatos e comecei a nadar para fora da rebentação", recorda o pescador desportivo.

Com ferimentos profundos nas pernas e temperaturas a rondar os 16 graus, Ruben debateu-se com a forte ondulação que o impedia de boiar e descansar. "Tentava descansar os braços mas as vagas eram enormes e precisava de estar sempre a nadar, ainda tentei boiar mas não consegui e tive de voltar as costas para o mar para evitar beber água", conta o homem que sobreviveu ao pesadelo. n

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8