page view

"Pessegueiro é um mentiroso compulsivo": defesa de Miguel Reis pede absolvição de ex-autarca do PS na 'Operação Vórtex'

Miguel Reis vem acusado de exigir 60 mil euros e móveis para favorecer projetos imobiliários de Francisco Pessegueiro.

15 de janeiro de 2026 às 12:06

A defesa de Miguel Reis, antigo presidente da Câmara de Espinho, pediu esta quinta-feira a absolvição do ex-autarca do PS na operação ‘Vórtex’. Miguel Reis vem acusado de exigir 60 mil euros e móveis para favorecer projetos imobiliários de Francisco Pessegueiro.

“Pessegueiro é uma pessoa charmosa, simpática, mas a verdade é que é um mentiroso compulsivo. Disse que faria tudo para sair da cadeia. Alguém que imputa a outro factos que não são verdadeiros, não pode ser considerado um herói”, afirmou André Domingues, advogado de Miguel Reis.

A defesa do ex-autarca diz que não existem provas de que Miguel Reis recebeu qualquer quantia por parte de Pessegueiro. Sobre a alegada entrega de 50 mil euros que era descrita na acusação, o advogado refere que o arguido nem sequer estava em Espinho nesse dia. “A versão agora é de que Miguel Reis exigiu. As escutas demonstram é que Francisco Pessegueiro tentou cercar Miguel Reis. Destrói-se assim a vida de um político, de um marido, de um pai, apenas porque alguém se lembrou de ter uma conversa telefónica que não corresponde à verdade”, afirmou a defesa.

O advogado disse ainda que Pessegueiro mentiu ao próprio Ministério Público. O empresário assumiu no início do julgamento que tanto Miguel Reis, como Pinto Moreira, também antigo presidente da Câmara, lhe pediram dinheiro para projetos. Alegou que apenas entregou 5 mil euros a Miguel Reis.

O processo tem ao todo 13 arguidos e estão em causa factos entre 2020 e 2022. Para os dois ex-autarcas, o Ministério Público pede penas entre os cinco e os nove anos de prisão.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8