page view

PJ avança com megaoperação de combate ao tráfico de canábis em vários pontos do País

Portugal estará no epicentro de uma investigação contra rede suspeita de usar comércio de canábis medicinal para traficar substâncias ilícitas

20 de maio de 2025 às 09:21

A Polícia Judiciária está a levar a cabo, na manhã desta terça-feira, uma megaoperação de combate ao tráfico de droga em vários pontos do País.

A investigação, conduzida pela Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da PJ (UNCTE/PJ), terá começado há aproximadamente dois anos, e tem na mira uma rede criminosa suspeita de comercializar canábis com elevados níveis de THC – a principal substância psicoactiva das plantas do género –, que seria produzida em território nacional e transportada para o centro da Europa através dos canais do comércio lícito da canábis medicinal.

Estão a decorrer buscas em vários pontos de Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira. A megoperação estende-se a outros países europeus.

Recorde-se que Portugal é hoje o segundo maior exportador mundial de canábis medicinal, apenas atrás do Canadá. O negócio tem vindo a crescer a grande ritmo desde 2014, com empresas de referência localizadas na Margem Sul do Tejo e na região Oeste.

De acordo com as previsões dos mercados, o negócio mundial da canábis medicinal deve atingir os 19,2 mil milhões de euros em 2025.

A megaoperação da PJ envolve cerca de três centenas de elementos, entre agentes da PJ, juízes e magistrados do Ministério Público.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8