page view

PJ deteve português procurado por autoridades belgas por associação criminosa

Foram adquiridas várias empresas na Bélgica e em Portugal, utilizando cidadãos estrangeiros como "testa-de-ferro". Detido regressou a Portugal há cerca de oito meses.

15 de outubro de 2025 às 09:29

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, em Almada, um cidadão português procurado pelas autoridades da Bélgica por suspeita de crimes de associação criminosa, falsificação de documentos e branqueamento de capitais.

Em comunicado, a PJ explica que os factos terão ocorrido entre janeiro de 2016 e setembro de 2025, sendo o detido suspeito de pertencer a uma organização criminosa que falsificava documentos de identidade e branqueava fundos provenientes de vários crimes, nomeadamente, tráfico de pessoas, fraude fiscal e fraude à segurança social.

Para o efeito, foram adquiridas várias empresas na Bélgica e em Portugal, utilizando cidadãos estrangeiros como "testa-de-ferro".

A organização utilizou também mecanismos de faturas falsas e repartição de dinheiro.

Segundo a PJ, pelos crimes de que é suspeito, o homem, de 30 anos e que tinha sido alvo de um mandado de detenção europeu, poderá vir a ser condenado a uma pena de 10 anos de prisão.

O detido, que terá regressado da Bélgica para Portugal há cerca de oito meses, vai ser presente ao Tribunal da Relação de Lisboa, para aplicação de medida de coação.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8