page view

Polícia Marítima apanhou 142 mil pessoas a cometer irregularidades

Ação decorreu durante o fim de semana nas praias.

19 de maio de 2020 às 08:36

A Polícia Marítima apanhou, em todo o continente, 142 mil pessoas em atividades "irregulares" nas praias no fim de semana, revela um balanço de atividade a que o CM teve acesso. No entanto, de acordo com fontes da Autoridade Marítima, depararam-se também com maior resistência em acatar as recomendações, principalmente a norte, por pessoas que entendem "não estar a fazer mal nenhum em deitarem-se na toalha" no areal.

A carregar o vídeo ...

Imagens de drone mostram centenas de pessoas na praia de Carcavelos

A Polícia Marítima recebeu indicações de que não era para permitir "o uso balnear" das praias (banhos de mar e apanhar sol deitado).

Passeios e caminhadas foram permitidos. O maior número de ‘infratores’ (ninguém foi autuado) ocorreu precisamente por ‘fazer praia’: 70 463 pessoas nos dois dias.

Seguiram-se 66 752 pessoas que faziam nas praias uma atividade física de recreio com mais de duas pessoas ou não respeitando o distanciamento mínimo de dois metros entre si. Outras 1382 praticavam aulas ou treinos de desporto ao ar livre excedendo o limite de cinco praticantes por técnico inscrita na resolução do Conselho de Ministros que ativou a situação de calamidade.

Os agentes da Polícia Marítima encontraram ainda nove pessoas que deveriam estar em confinamento obrigatório, por estarem doentes com Covid-19 ou relativamente a quem a autoridade de saúde tenha determinado a vigilância ativa.

As patrulhas encontraram 40 aglomerações com mais de dez pessoas cada e 4605 pessoas em concentrações que iam contra o "dever cívico de recolhimento domiciliário".

PORMENORES

6424 recomendações

No âmbito da fiscalização da situação de calamidade devido à pandemia, a Polícia Marítima emitiu durante o fim de semana 6424 recomendações a cidadãos em "irregularidade".

Atividades náuticas

Quase 200 pessoas foram apanhadas a realizar atividades náuticas não permitidas de recreio em lazer, revela o balanço a que o CM teve acesso.

4320 quilómetros percorridos

As patrulhas da Polícia Marítima percorreram 4320 quilómetros e navegaram 321 milhas náuticas durante as fiscalizações.

Calamidade até dia 31

O primeiro período de situação de calamidade terminou no domingo à noite. O segundo período está em vigor desde ontem e até 31 de maio.

Mais informação sobre coronavírus AQUI.

MAPA da situação em Portugal e no Mundo.

SAIBA como colocar e retirar máscara e luvas.

APRENDA a fazer a sua máscara em casa.

CUIDADOS a ter quando recebe uma encomenda em casa.

DÚVIDAS sobre coronavírus respondidas por um médico

Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8