page view

Polícia Marítima apreende 15 quilos de amêijoa em megaoperação na ria de Aveiro

Na sequência da operação "Mergulhão", foram identificadas 20 pessoas.

07 de abril de 2025 às 19:15

A Polícia Marítima realizou, esta segunda-feira, uma megaoperação de combate à captura ilegal de amêijoa com recurso a equipamentos de mergulho autónomo, na ria de Aveiro. 

A operação "Mergulhão", como foi intitulada, envolveu os Comandos Regionais do Norte, Centro e Sul, do Grupo de Ações Táticas (GAT), do Grupo de Mergulho Forense (GMF), da Unidade Central de Investigação Criminal (UCIC) e da Divisão de Análise e Informações Policiais (DAIP). 

Em comunicado, a Autoridade Marítima Nacional refere terem sido identificadas 20 pessoas, além da apreensão de 15 quilos de amêijoa, três equipamentos completos de mergulho, uma embarcação e uma viatura utilizadas na prática da atividade ilegal. Os bivalves ainda se encontravam vivos e foram devolvidos ao seu habitat natural. 

No total, estiveram empenhados 96 elementos da Polícia Marítima, apoiados por seis embarcações, 20 viaturas e quatro drones. 

Segundo o Comandante Regional da Polícia Marítima do Norte, Silva Lampreia, a operação “teve impacto porque demonstra a vontade que a Polícia Marítima teve em contribuir para combater a ilegalidade e fazer com que esta atividade altamente lucrativa seja regulada". Aponta ainda que os “resultados são significativos e muito importantes".

A carregar o vídeo ...

Polícia Marítima apreende 15 quilos de amêijoa em megaoperação na ria de Aveiro

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8