page view

Polícia obrigada a serenar ânimos em protestos de extremos no Porto

Nacionalistas chefiados por Mário Machado e antifascistas em confronto no centro da Invicta.

07 de abril de 2024 às 09:42
A carregar o vídeo ...

PSP obrigada a intervir em manifestação anti-imigração no Porto

Duas manifestações de extremos opostos no centro do Porto separadas por apenas 500 metros. De um lado, largas centenas de pessoas na Praça dos Poveiros para “lutar contra o fascismo”. Do outro, na Praça D. João I, dezenas de ultranacionalistas do Grupo 1143, chefiado pelo neonazi Mário Machado, num protesto por “Menos Imigração, Mais Habitação”. No meio, a PSP. Um barril de pólvora que acabou por explodir e levar a violência às ruas da Invicta durante a tarde deste sábado.

O primeiro momento de violência gerou-se quando uma mulher começou a filmar os manifestantes de extrema-direita, o que levou a tentativas de agressão por jovens de cara tapada e o aparecimento de outros homens a defender a mulher. Valeu a intervenção dos polícias, que à força acalmaram a situação.

Minutos depois, quando o grupo de Mário Machado iniciava uma marcha em direção ao local onde estava o protesto conotado com a esquerda, novo episódio violento, com provocações e o arremesso de objetos em direção à coluna de neonazis, também por jovens de cara coberta, e nova intervenção policial.

Segundo a PSP do Porto, apesar dos vários momentos de tensão, não há feridos a registar. Também ninguém foi detido, mas há pelo menos três pessoas identificadas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8