Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Proteção de Menores denuncia youtuber e Team Strada ao Ministério Público

A CNPDPCJ admitiu à SÁBADO existirem situações que "podem consubstanciar" perigo para as crianças.
Diogo Barreto / SÁBADO 26 de Julho de 2019 às 12:01
Youtuber Hugo Strada
Youtuber Hugo Strada
Youtuber Hugo Strada
Youtuber Hugo Strada
Youtuber Hugo Strada
Youtuber Hugo Strada
Youtuber Hugo Strada
Youtuber Hugo Strada
Youtuber Hugo Strada
A Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens (CNPDPCJ) reencaminhou para o Ministério Público (MP) "várias comunicações relativas à ação do youtuber Hugo Strada", recebidas durante esta quinta-feira.

Numa resposta enviada à revista SÁBADO, a CNPDPCJ refere que as situações descritas "podem consubstanciar perigo" e que, quando é conhecido o local de residência das crianças/jovens envolvidas, as queixas são encaminhadas para a CPCJ com competência sobre aquela área. Como, neste caso, o local de residência dos visados é desconhecido, as comunicações recebidas foram reencaminhadas para o Ministério Público - Família e Menores.

Em causa estão queixas apresentadas sobre o YouTuber e agente de youtubers e "influenciadores" digitais Hugo Strada, fundador da Team Strada. Foram feitas acusações de que o homem de 36 anos se tinha aproveitado da tenra idade dos agenciados (alguns têm apenas 16 anos) para os burlar e há mesmo quem fale em ameaçadas dirigidas pelo mesmo a ex-membros do grupo.

Num comunicado divulgado nas redes sociais, Hugo Strada escreveu: "Estando eu e a Team Strada a ser alvo de comentários difamatórios e de acusações que põe em causa o meu bom nome, estando inclusive a haver manipulação de imagens, informo que irei encaminhar o assunto para que sejam tomadas as medidas legais para repor a verdade", escreveu o agente na sua página pessoal de Instagram, acrescentando ainda: "Repudio qualquer acusação que me tem sido feita".

O que é a Team Strada e quem é o seu mentor, Hugo Strada?

Calças azuis que dão pelas canelas, sapatilhas da mesma cor, uma t-shirt justa, um boné virado ao contrário que deixa ver uma madeixa loira. Assim se apresentou Hugo Strada, de 36 anos, no programa Curto Circuito da Sic Radical. Enquanto apresentava a sua equipa de 10 pessoas, houve um outro membro da Team Strada que chegou ao estúdio, atrasado.




Fonte da Procuradoria Geral da República confirmou à SÁBADO que a queixa tinha sido recebida, mas não confirmou a existência de eventuais investigações relacionadas com o caso.

A polémica foi espoletada depois de um vídeo do comediante Pedro Teixeira da Mota ter declarado como "estranho" um beijo entre Hugo Strada, 36 anos, e um membro do grupo de 16 anos, durante o programa Curto Circuito da Sic Radical. 

Pouco depois, o YouTuber João Sousa, cujo canal tem mais de 700 mil seguidores, escreveu na sua rede social Twitter: "Eu estou há imenso tempo para dar expose à team strada no youtube mas a minha agente não me deixa, ando a estudar o caso deles há algum tempo e quanto mais coisas vejo mais preocupado fico e sinto que fazer isto já é mais um dever cívico do que outra coisa". 

Minutos mais tarde, o jovem YouTuber colocou um vídeo na sua página de Twitter onde mostrava aquilo que considerava serem momentos "desconfortáveis e duvidosos" que envolvem Hugo Strada e a sua equipa. Mais tarde escreveu ainda: "Antes de mais, entendam que não tenho nada contra os membros da Team Strada, no meu ponto de vista são apenas vitimas", publicando depois o vídeo que se encontra abaixo.


Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)