page view

PSP da Amadora diz que hematomas deveram-se à resistência do jovem no momento da detenção

Jovem acusa agentes de agressões depois de ter sido detido por conduzir carro furtado sem carta de condução.

13 de maio de 2025 às 20:20

A PSP deteve, na madrugada de segunda-feira, pelas 4h10, um homem de 27 anos que conduzia, sem habilitação legal, um carro furtado no Algarve. O condutor conduzia em excesso de velocidade e em contramão. O suspeito tentou escapar várias vezes às autoridades.

Segundo o comunicado da Polícia de Segurança Pública, divulgado esta terça-feira, os agentes detetaram um carro com quatro ocupantes a circular em excesso de velocidade, tendo emitido uma ordem de paragem com sinais sonoros e luminosos. No entanto, o condutor ignorou a ordem e aumentou a velocidade. Durante a fuga, o condutor efetuou várias manobras de condução perigosas e conduziu em contramão.

O carro só foi imobilizado quando entrou numa praceta sem saída, tendo o condutor tentado a fuga a pé, mas sem sucesso. Ao ser intercetado, resistiu à aplicação das algemas, acabando por cair e fazer cair um agente da PSP. A queda resultou em "hematomas na testa do suspeito e um traumatismo no pulso esquerdo do agente", refere o mesmo comunicado, que indica ainda que o suspeito recusou assistência médica, mas que o agente foi encaminhado para o hospital.

Às 9h00 do mesmo dia, enquanto se encontrava na Esquadra da Damaia, com as mãos algemadas, o detido levantou-se e fugiu em direção à via pública. "Imediatamente foi iniciada uma perseguição apeada por dois agentes da PSP. Durante a fuga, o suspeito caiu na Rua Bernardino Machado, tendo-se rapidamente reerguido e prosseguido em corrida", indica o comunicado. Para tentar travar o homem, os agentes efetuaram dois disparos para o ar. O som dos disparos levou o suspeito a cair novamente, sendo alcançado pelos agentes. 

O detido continuou a reagir com violência, obrigando a PSP a recorrer à força física para o imobilizar. Na sequência desta situação, o homem sofreu um corte na zona da sobrancelha. Perante os ferimentos, o homem foi conduzido a um hospital para receber tratamento, assegura a polícia. 

Após análise, além de ter sido verificado que o veículo que o suspeito conduzia foi furtado no Algarve e que o indivíduo não possuía carta de condução, a PSP também verificou que dentro do carro estava um par de matrículas e uma bateria automóvel de origem desconhecida, objetos que foram apreendidos.

O detido foi presente, esta terça-feira, a um primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de apresentações periódicas às autoridades.

O comunicado mencionado surge em resposta, embora não o refira explicitamente, às , após ter sido detido, que aponta como causa dos hematomas que apresenta. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8