page view

PSP do Barreiro só difundiu alerta dois dias após a evasão de Vale de Judeus. Mas polícias sabiam "pela CMTV"

Direção Nacional da PSP confirmou ao CM que o email do núcleo de operações para as esquadras do Barreiro só foi enviado na manhã de segunda-feira.

10 de setembro de 2024 às 13:12

As esquadras da Divisão do Barreiro, do Comando Distrital de Setúbal da PSP, só foram informadas formalmente da fuga dos cinco reclusos de Vale de Judeus, pelos canais próprios internos da polícia, dois dias após a evasão, soube o CM e confirmou fonte oficial da Direção Nacional da PSP. A fuga ocorreu às 09h56 de sábado e o email do núcleo de operações para as esquadras do Barreiro só seguiu às 11h06 de segunda-feira. "Admite-se que, apesar do envio oficial da comunicação ter sido efetuado no sábado, dia da evasão, os serviços do núcleo de operações difundiram a mesma comunicação para as esquadras do Barreiro apenas hoje [segunda-feira], respondeu a PSP ao CM.

A PSP defende-se, ainda assim, afirmando que "todos os polícias da PSP estavam a par das informações que amplamente foram noticiadas pelos órgãos de comunicação social, inclusive pela CMTV, durante todo o fim-de-semana".

A PSP descreve que o alerta "foi dado pelos Serviços Prisionais às 12h52", de sábado, para o Centro de Comando e Controlo Estratégico da Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP), "tendo a PSP difundido o mesmo por todo o dispositivo a nível nacional pelas 13:06, no sentido de garantir que seriam, desde logo, levadas a cabo todas as diligências necessárias para tentar localizar os evadidos", afirma . 

"Além disso, foi, também, difundido pelo Ponto Focal da PSP nomeado para o efeitos de coordenação com as outras forças e serviços a toda a estrutura de Investigação Criminal pelo seu canal técnico", assegura a PSP, prosseguindo que os comandos distritais "difundiram, também no dia 7 [sabado], pouco depois de terem recebido a informação via Direção Nacional, pelas suas divisões e esquadras", assumindo a falha no Barreiro, mas onde "toda a estrutura de investigação criminal estava alertada pelo seu canal técnico".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8