page view

PSP do Porto deteve 12 pessoas suspeitas de traficar droga em várias cidades do País

Operação decorreu de forma faseada, primeiro na zona da Grande Lisboa e em Évora, estendendo-se depois à zona centro, designadamente a Coimbra, concluindo-se no Grande Porto.

04 de fevereiro de 2026 às 19:36

A PSP do Porto deteve 12 pessoas, entre elas uma mulher, com idades entre os 21 e 46 anos, suspeitos de tráfico de droga em Braga, Vila Nova de Famalicão, Guimarães, Lisboa, Coimbra e Évora, foi esta quarta-feira anunciado.

Na operação de âmbito nacional, que se iniciou no sábado e concluiu-se na terça-feira, a PSP apreendeu 2.437,21 gramas de cocaína (correspondentes a 12.186 doses individuais), 1.770,88 gramas de haxixe (correspondentes a 3.542 does individuais) e 478,36 gramas de MDMA (correspondentes a 4.784 doses individuais).

Os agentes apreenderam ainda cerca de 320 mil euros em dinheiro, 10 viaturas de gama média e alta, uma arma de fogo de 9 milímetros (mm), marca Glock 17, 59 munições de 9 mm e uma balança de precisão.

Segundo a Polícia, os detidos residem em Lisboa, Évora, Coimbra, Vila Nova de Gaia, Gondomar, Matosinhos e Porto, e a do sexo feminino na Maia.

A operação desencadeada pelo dispositivo de investigação criminal do Comando Metropolitano do Porto, teve a colaboração do Comando Metropolitano de Lisboa e dos comandos distritais de Évora e Coimbra, no passado dia 31 de janeiro 2026, em investigação delegada pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Vila Nova de Gaia, lê-se no comunicado.

Segundo a PSP, a operação decorreu de forma faseada, primeiro na zona da Grande Lisboa e em Évora, estendendo-se depois à zona centro, designadamente a Coimbra, concluindo-se no Grande Porto, tendo a PSP, no total, dado cumprimento a 22 mandados de busca domiciliária e 10 mandados de busca não domiciliária.

A investigação, iniciada em 2023, começou por visar pequenos grupos organizados na zona do Porto, que atuavam em bairros da cidade, com venda direta a consumidores, prossegue a nota de imprensa.

No decurso da investigação da PSP, foi possível identificar um grupo sediado em Lisboa, cuja principal missão era disponibilizar droga a terceiros, garantindo a segurança e o transporte da droga até quem tinha a responsabilidade de efetuar a venda direta em diferentes locais do território nacional, acrescenta o comunicado.

"A PSP está convicta que com o desenvolvimento desta operação, com as detenções e apreensões efetuadas, nomeadamente da elevada quantidade de dinheiro e produto estupefaciente, conseguiu interromper parte do fluxo de distribuição de droga para redes criminosas na zona norte do país", assinala a Polícia.

Fruto do sucesso da operação, a PSP considera ainda "ter dado um forte contributo na repressão de diversos fenómenos criminais que preocupam a sociedade".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8