page view

Marinha resgatou hoje 132 vítimas das cheias

Em Alcácer do Sal e Leiria. Estão 44 botes prontos em vários pontos do País.

05 de fevereiro de 2026 às 20:23

A Marinha resgatou esta quinta-feira 132 pessoas afetadas pelas cheias, em Alcácer do Sal e em Leiria, causadas pelas depressões Kristin e Leonardo, foi anunciado ao início da noite.

As pessoas resgatadas estavam isoladas pela subida do caudal dos rios. Foram colocadas em segurança através de botes que tinham sido previamente posicionados. Em Leiria, foram ainda resgatados 15 animais de uma exploração.

"Até ao momento a Marinha apoiou mais de 2300 pessoas e reparou mais de 40 habitações e edifícios públicos no âmbito da resposta a esta catástrofe. Foram ainda desobstruídos cerca de 16 quilómetros de estrada no distrito de Leiria e recolhidos mais de 137 toneladas de detritos do rio Lis", refere o balanço divulgado.

A Marinha mantém 44 botes prontos e posicionados para apoio imediato à população nas zonas ribeirinhas com risco de cheias: oito no rio Vouga e Douro, posicionados em Ovar; quatro botes no rio Lis, em Leiria; oito no rio Mondego, posicionados em Montemor-o-Velho, Coimbra e Soure; oito botes no rio Tejo, posicionados em Tancos; dez botes para o rio Sorraia,  em Coruche e em Benavente; dois para atuar no rio Sado, em Alcácer do Sal; e quatro botes prontos para atuar no rio Tejo.

A Autoridade Marítima colocou três meios navais nas margens do rio Guadiana, em Vila Real de Santo António, tendo apoiado 18 embarcações até ao momento.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8