Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Tragédia matou três portugueses

Vinham de Paris para passar um fim de semana alargado em Portugal.
Liliana Rodrigues, Manuel Jorge Bento e Secundino Cunha 9 de Maio de 2015 às 09:15
Condutor da carrinha ficou inconsolável
Condutor da carrinha ficou inconsolável FOTO: Lusa
"Quero morrer porque matei três. Preferia ter sido eu, não sei como vou conseguir viver". Em choque, Joaquim Silva, de 39 anos, repetia ontem ao telefone que se sentia culpado pela morte dos amigos num violento despiste que ocorreu em Burgos, às 05h39, em QuintanaPalla, na AP1. Estava a conduzir há duas horas quando a tragédia ocorreu. Três colegas ficaram feridos, dois com gravidade.

"Ele não se lembra de como é que as coisas aconteceram, está muito mal psicologicamente, é normal", contou ao CM Teresa Silva, irmã de ‘Quim Lo- bo’, como é conhecido na freguesia de Pedralva, em Braga, onde vive e para onde voltou ontem à noite. Com ele vinha outro sobrevivente. Manuel Carvalho, de 47 anos, abraçou a mulher e só depois contou que estava a dormir quando a carrinha entrou em despiste e galgou o separador central. Morreram três operários: José Paulo Lopes, de 44 anos, Augusto Pereira, de 47, e João Mota, 51 anos.

Em Sobreposta e Pedralva – freguesias de Braga onde viviam quase todas as vítimas, operários da construção civil que vinham de Paris – o luto instalou-se ontem. "Já há muito que dizia que ia voltar e até era incentivado pela mulher. Mas dizia sempre que ia aguentar mais um mês. Agora vem de vez." Em lágrimas, Francisco Pereira recorda que o irmão Augusto, que já fora árbitro de futebol, regressava a Portugal a cada 5 semanas. "Eles vinham sempre de avião, sempre. Desta vez decidiram vir de carrinha porque lá não havia bilhetes", recorda. "Estava todo contente porque na segunda- -feira ia para Paris com o meu irmão. Ia começar a trabalhar com ele e até brinquei a dizer que íamos ver a Torre Eiffel", recordou Francisco Pereira: "Andamos lá fora para ganhar migalhas."

Joaquim Silva Teresa Silva Quim Lo Pedralva Braga Manuel Carvalho José Paulo Lopes
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)