page view

Rede traficava crianças para mendigar em Portugal. Passavam-se por surdos-mudos e lucravam 500 euros por dia

PSP identificou 30 menores. Nove traficantes foram feitos arguidos.

23 de fevereiro de 2025 às 11:49
A carregar o vídeo ...

Rede traficava crianças para mendigar em Portugal. Passavam-se por surdos-mudos e lucravam 500 euros por dia

A PSP desmantelou uma rede de tráfico de crianças trazidas da Roménia para Portugal que eram obrigadas a mendigar junto de hospitais e pontos turísticos das maiores cidades portuguesa, avança o Jornal de Notícias. No total foram identificados 30 menores e feitos arguidos nove traficantes.

Segundo a mesma fonte, os crimes cometidos pela rede originaram, no espaço de quatro anos, mais de um milhão de euros de lucros. Em Portugal, as crianças que se faziam passar por surdos-mudos chegaram a arrecadar diariamente 500 euros nos peditórios. Ao pescoço, os menores tinham pendurada uma folha com a seguinte mensagem: "Certificado Associação Regional para os incapacitados surdos e mudos e para as crianças pobres - queremos construir um centro internacional e nacional".

As autoridades sinalizaram a primeira criança em 2013, na cidade do Porto. O comissário da PSP João Soeima explicou ao Jornal de Notícias que as crianças identificadas "estavam sempre indocumentadas e eram quase sempre as mesmas". Além disso, "quem ia buscar as crianças à esquadra ou instituições onde elas eram colocadas também eram sempre as mesmas pessoas".

A rede era liderada por duas mulheres na casa dos 60 e 70 anos e pelo filho de uma delas, de 55, que coordenavam as operações a partir da cidade de Tandarei, na Roménia. Em Portugal, existiam quatro núcleos responsáveis pelo transporte das crianças para os locais onde mendigavam.

A PSP indicou que as crianças são recrutadas na Roménia em troca do pagamento de 100 euros aos familiares ou promessa de casamento  com um dos criminosos da rede.

A Europol patrocionou a cooperação entre as autoridades de Portugal e a Roménia.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8