Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Turistas filmam detenção violenta da PSP por tráfico de droga em Lisboa

"Sabem o que isto é? Racismo", dizem duas turistas que filmaram o momento.
28 de Janeiro de 2019 às 08:02
Turistas filmam detenção violenta da PSP em Lisboa
Turistas filmam detenção violenta da PSP em Lisboa
Turistas filmam detenção violenta da PSP em Lisboa
Turistas filmam detenção violenta da PSP em Lisboa
Turistas filmam detenção violenta da PSP em Lisboa
Turistas filmam detenção violenta da PSP em Lisboa

Duas turistas filmaram um vídeo que mostra um homem a ser detido por quatro agentes da PSP, em pleno centro de Lisboa, na baixa pombalina. As autoras das imagens, que foram divulgadas nas redes sociais, acusam os polícias de racismo e de violência.

"Sabem o que isto é? Racismo", dizem. No vídeo ouve-se o homem dizer que não fez nada e que ia apenas jantar com os filhos. "Eu não fiz nada de mal", diz ainda.

No entanto, o CM sabe que o homem foi detido por suspeitas de tráfico de droga.

Poucos segundos após o início do vídeo, um dos quatro polícias começa a pontapear as pernas do homem numa tentativa de o colocar no chão, avança a revista Sábado.

Ao início da tarde desta segunda-feira, na sequência da divulgação do vídeo de detenção no Largo do Chiado, a Polícia de Segurança Pública fez um comunicado onde explicou a situação - que já havia avançado ao CM - de que aquela se tratava de uma detenção justificada

"Os agentes visualizaram um homem, de 22 anos de idade, desempregado, a abordar vários transeuntes na via pública, indiciando que lhes pretendia vender estupefacientes", pode ler-se. Não obstante, o núcleio de imprensa e relações públicas da insição negou qualquer associação a atos de racismo.

"Abordado, já no Largo do Chiado, o homem, suspeito da prática de um crime de tráfico de estupefaciente, não foi colaborante, gritando que aquela abordagem era por motivações raciais, pedindo ajuda e que filmassem a situação".

Os agentes da autoridade garantiram por isso que o homem manteve sempre a postura de 'esquivar-se' à ação policial, continuando a gritar e a procurar ajuda de populares, para evitar a revista. Nesse momento, e só por isso, terá sido necessárecorrer à força, avançaram as autoridades.

"Foram encontrados na posse do suspeito 17 pacotes de liamba e dois pedaços de haxixe, embalados e prontos para venda em pequenas doses, num quadro típico do crime de tráfico de droga".

O jovem, agora arguido, é residente em Oeiras e já tinha antecedentes criminais pelo crime de tráfico e vai ser presente, esta segunda-feira ao Ministério Público.

Por isso, as autoridades rejeitam as acusações presentes no vídeo divulgado nas redes sociais e agora noticiado pelos meios de comunicação, pelo que salienta que continuará a desenvolver a sua atividade no combate ao "tráfico estupefacientes e de garantia da segurança pública", avaliando posteriormente uma queixa crime contra os autores do filme.




PSP Lisboa Portugal questões sociais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)