page view

Secretário de Estado diz ser "impossível" CDOS não atender mas a CMTV ligou duas vezes e não obteve resposta

A entidade gestora da navegação aérea garante que a Proteção Civil do Porto, Braga ou Vila Real não atendeu as chamadas.

18 de dezembro de 2018 às 10:26
A carregar o vídeo ...

CMTV ligou ao CDOS do Porto duas vezes e ninguém atendeu

O socorro ao helicóptero do INEM que caiu em Valongo levantou várias questões. A entidade gestora da navegação aérea (NAV) garante que a Proteção Civil do Porto, Braga ou Vila Real não atenderam as chamadas de emergência. O secretário de Estado da Proteção Civil, Artur Neves, afirmou à Renascença esta segunda-feira que é impossível alguma chamada para o CDOS ter ficado por atender e afirma que "essas acusações só podem configurar uma confusão".

No entanto, a CMTV contactou por duas vezes o CDOS do Porto este sábado e as chamadas não foram atendidas.

A NAV e a Proteção Civil trocaram algumas acusações depois de ser referido que houve chamadas de socorro por atender. O Secretário de Estado afirma ainda que os serviços da Proteção Civil estão abertos 24 horas. "Os serviços da Proteção Civil estão abertos 24 sobre 24 [horas], com múltiplos operacionais e portanto não existe esse tipo de... dizer que ninguém os atendeu. É impossível, absolutamente impossível, pela maneira como os serviços estão organizados."

Também o helicóptero da Força Aérea responsável pelas buscas da aeronave só descolou do Montijo quase duas horas depois do primeiro alerta para a queda do héli.

Relatório aponta falhas no socorro ao helicóptero do INEM

O relatório preliminar da Proteção Civil aponta para falhas nos procedimentos de socorro após a queda do helicóptero do INEM. O relatório vai ser enviado esta terça-feira aos ministros da Defesa e do Planeamento para esclarecimento da atuação da Força Aérea e da NAV na queda do heli.

Em comunicado, o ministério da Administração Interna explica que "perante as conclusões" do relatório preliminar da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), ordenou o envio do mesmo aos ministros da Defesa Nacional e do Planeamento e Infraestruturas "para esclarecimento das circunstâncias da não observância dos procedimentos previstos na Diretiva Operacional n.º 4 - Dispositivo Integrado de Resposta a Acidentes com Aeronaves, pela Força Aérea e pela NAV" - Portugal, responsável pela gestão do tráfego aéreo.

Leia na íntegra o relatório da Proteção Civil sobre o acidente do helicóptero do INEM

A carregar o vídeo ...

Marcelo chega ao funeral da enfermeira que morreu vítima da queda do héli do INEM

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8