Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

'Superpai' de cinco filhos ganha carrinha

Vítor Barbosa têm recebido ajudas de todo o País e do estrangeiro. Promete ir a Fátima.
Aureliana Gomes 23 de Outubro de 2019 às 08:43
A carregar o vídeo ...
Homem diz que a sua família é pobre mas rica em amor.
"Sempre quis ser pai e tenho uns filhos maravilhosos. As dificuldades vão-se resolvendo". Vítor Barbosa tem cinco filhos, entre os seis e os 14 anos, que conseguiu recuperar depois de terem sido retirados à mãe e institucionalizados. Foi criada uma onda de solidariedade que resultou, em poucos dias, na angariação de dinheiro para uma carrinha que permita transportar todos os meninos.

"Nunca pensei que as pessoas fossem tão solidárias. Quando tiver o carro, vou logo a Fátima com eles cumprir uma promessa", revelou ao CM. A história deste ‘superpai’ de Sande, Marco de Canaveses, levou amigos a criarem uma página no Facebook para ajudar a família.

A pequena casa - onde vive com o Luís, o Pedro, o Afonso, o Vítor e a Margarida - está cheia de comida e roupas dadas por anónimos de todo o País e do estrangeiro.

"Nunca passámos fome, mas já tirei do meu prato para dar aos meus filhos. Agora, nem estou em mim", disse, acreditando que as ajudas "são prémio de Deus". "Não dou tudo aos meus filhos porque não posso, mas têm o que precisam", referiu. "É um excelente pai", respondem as crianças, em uníssono.

PORMENORES
Lutou para ter os filhos
Há dois anos, Vítor Barbosa recebeu um telefonema a dar conta de que os filhos, entregues à mãe, tinham sido institucionalizados. O homem, que foi emigrante na Bélgica, começou a lutar para ter os filhos, o que conseguiu em janeiro de 2018.

‘Bora lá ajudar...’
Cátia Oliveira e uma amiga criaram uma página no Facebook ‘Bora lá ajudar... Um carro e seis maravilhosos sorrisos’. "Conhecia as dificuldades deles, mas pensava que tinham outro tipo de ajudas", diz Cátia. A adesão foi em grande escala.
Superpai Vítor Barbosa Facebook Bora Cátia Oliveira questões sociais família
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)