page view

Vaga de assaltos rouba o sono a comerciantes de Espinho

Dezenas de furtos na cidade têm provocado, nos últimos meses, um clima de medo.

12 de fevereiro de 2020 às 08:27

"Vivemos um clima de medo, de precaução, e não vemos forma desta vaga de assaltos parar". O lamento é de José Martins, um dos donos dos estabelecimentos comerciais que foram alvo das dezenas de assaltos, e tentativas, nos últimos meses. Esta terça-feira, a PSP anunciou a detenção de um suspeito de vários crimes em lojas e casas.

"Quando fechamos a porta à noite, nunca sabemos o que vamos encontrar de manhã. É horrível, nunca pensei passar por isto", revelou o empresário.

"Estamos num patamar diferente em que já existe alarme social e perturbação da ordem. Não sabemos se os autores destes assaltos sucessivos são os mesmos ou não, mas compete às autoridades terminarem com esta atividade criminosa e sossegar os comerciantes", afirmou Nunes da Silva, presidente da associação empresarial Viver Espinho.

"Há casos de empresários que quando recebem um telefonema, de manhã, e a primeira coisa que pensam é que foram assaltados", vincou.

Autarquia propôs aposta em câmaras de videovigilâncias

A Câmara de Espinho propôs ao Ministério da Administração Interna a colocação de videovigilância em locais estratégicos. "Esta medida vai ajudar as autoridades a supervisionar áreas sensíveis. Por outro lado, terá um efeito dissuasor da atividade criminosa", diz o edil Pinto Moreira.

Ladrão estava em condicional

A PSP deteve esta terça-feira um homem de 47 anos, suspeito de vários crimes de furto no interior de lojas e casas, cometidos através de arrombamento e escalamento. Informa a Polícia que o assaltante se encontrava em liberdade condicional e vai esta quarta-feira ser presente a juiz, também em Espinho.

PSP diz que não há fecho de esquadras

A PSP garante que não há esquadras encerradas em Ermesinde e Valongo. Após o trabalho publicado esta terça-feira pelo CM, refere que, pontualmente, quando não há atendimento ao público, está sempre um agente que pode acionar outro em caso urgente. Acrescenta a Polícia que, em 2019, a criminalidade desceu 19% em Valongo e 8% em Ermesinde.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8