Estudante francesa suspeita de ter vandalizado o Padrão dos Descobrimentos em Lisboa
"Deve ter sido feito pelas Joacines desta vida", reagiu Ventura sobre ato de vandalismo.
O Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, terá sido vandalizado por uma cidadã francesa estudante de arte numa escola de Paris, em França. A jovem publicou na rede social Instagram um vídeo feito durante a noite em que o monumento terá sido grafitado.
Numa outra publicação na mesma rede social, a estudante colocou uma imagem do padrão dos descobrimentos vandalizado deixando a mensagem "It’s a wrap. Bye, Lisboa", que em português significa "Chegou ao fim. Adeus, Lisboa".
O nome da jovem é Leila Lakel e pensa-se que a francesa já não se encontre em Portugal.
Aberta investigação
Ventura reage
Ventura reageO líder do Chega, André Ventura, referiu que o vandalismo do Padrão dos Descobrimentos é vergonhoso e que "deve ter sido levado a cabo pelas Joacines desta vida ou pelos seus apoiantes". O político referiu-se à deputada Joacine Katar Moreira durante uma entrevista ao Jornal Sol, dizendo ainda que o Chega vai propor que os monumentos "mais simbólicos da História Nacional" passem a ter sistema de videovigilância.
Recorde-se que o monumento que foi vandalizado na madrugada de domingo e foi limpo ao longo desta segunda-feira. Traduzido para português, o grafiti antes visível no Padrão dos Descobrimentos continha a seguinte mensagem: "Velejando cegamente por dinheiro, a Humanidade afunda-se num mar escarlate".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt