Todos os 262 passageiros de voo que chegou ao aeroporto de Lisboa vindo de Moçambique testados à Covid-19
Passageiros vão cumprir um período de isolamento de 14 dias.
Um voo de Moçambique aterrou este sábado em Lisboa com 262 passageiros. Todos os passageiros vão ser testados, sendo que, até às 19h20 apenas 10 pessoas tinham sido testadas à Covid-19.
Os resultados dos testes não serão conhecidos este sábado, mas fonte do INEM disse à CMTV que todos os passageiros terão de fazer uma quarentena de 14 dias.
O período de isolamento será feito no domicílio para os cidadãos com residência em Portugal, e em hóteis para os cidadãos que não tenham onde ficar durante esses dias.
O avião aterrou no Aeroporto de Lisboa às 18h40 e prevê-se que até às 00h00 todos os passageiros estejam testagem à Covid-19 para despistar a presença da nova variante do vírus.
Em declarações aos jornalistas, fonte do INEM explicou que o SEF e também a PSP estão a apoiar os passageiros para garantir que todas as medidas de segurança são cumpridas.
Além do INEM, esta operação envolve o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e a PSP.
O MAI especifica ainda que a obrigatoriedade de quarentena de 14 dias é extensível "aos cidadãos que entrem em território nacional que tenham saído de algum daqueles sete países nos 14 dias anteriores à sua chegada a Portugal".
"Estas medidas restritivas visam prevenir a disseminação da nova variante do vírus SARS-CoV-2", justifica o governo.
Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.405 pessoas e foram contabilizados 1.139.810 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.
Uma nova variante (Ómicron) foi recentemente detetada na África do Sul e, segundo a Organização Mundial da Saúde, o "elevado número de mutações" pode implicar uma maior infecciosidade.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt