26 alunos vão ficar sem curso
Agrupamento pede intervenção do Ministério da Educação.
O Agrupamento de Escolas Gaia Nascente, em Oliveira do Douro, Vila Nova de Gaia, alega que 26 alunos vão ficar sem o Curso Profissional de Apoio à Gestão Desportiva no próximo ano letivo. O presidente do conselho geral disse mesmo que, apesar de ter sido a única escola da área metropolitana do Porto a candidatar-se a este curso específico, este foi atribuído à escola de Canidelo, também em Gaia, que "nem sequer se candidatou à sua implementação". Por isso, pede a intervenção do Ministério da Educação.
De acordo com Avelino Azevedo, o agrupamento começou a tratar de tudo em abril, quando se reuniu com a direção-geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) e a autarquia. "Desenvolvemos todo um processo de divulgação e captação de alunos. Estabelecemos os primeiros contactos para parcerias com o tecido empresarial, desportivo e autárquico, visando as saídas profissionais dos nossos alunos", garante Avelino Azevedo. A turma de 26 alunos foi "rapidamente preenchida", mas a 17 de julho tiveram a informação de que o curso afinal já não iria para Oliveira do Douro. Não foi dada justificação.
O presidente do conselho geral do agrupamento refere ainda que contactou de imediato a autarquia, que mostrou solidariedade para encontrar uma solução, e a DGEstE, sem nunca terem conseguido uma resposta.
Por acreditarem "que este processo da atribuição dos cursos profissionais deve pautar-se por critérios de transparência", querem que o ministério encontre solução para os 26 alunos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt