Cabaz de Natal mais caro: chocolate e ovos lideram as subidas
Valor já está nos 54,35 euros, mais 2,8% do que há um ano.
Se pensava que o Natal só era dispendioso por causa dos presentes, prepare-se, este ano o cabaz de Natal também vai pesar mais na carteira e a culpa é, em grande parte, do chocolate, dos ovos e da perna de peru.
A DECO PROteste partilhou uma análise ao tradicional cabaz de Natal e, segundo a mesma, com 16 produtos essenciais da mesa portuguesa, custa agora 54,35 euros, mais 2,8% do que há um ano.
O cabaz analisado pela DECO inclui 16 produtos clássicos da época: azeite, couve, arroz, bacalhau, peru, batatas, vinho branco, vinho tinto, ovos, chocolate, açúcar, farinha, leite, óleo, pão e ainda o abacaxi.
Embora nos últimos dias tenha havido uma descida do valor total (cerca de 30 cêntimos), quando comparado aos anos anteriores, o cenário é claro: desde janeiro de 2022 o mesmo cabaz ficou 16,32 euros mais caro, um aumento de quase 43%.
Uma subida que pode parecer simples, mas que representada em números significa que, por exemplo, o chocolate de culinária está 77% mais caro do que o ano passado, os ovos subiram 35% e a perna de peru aumentou 27%.
Para quem quer poupar, a DECO aconselha a comparar preços por litro, quilo ou unidade entre os produtos de várias marcas e a aceder ao simulador de preços dos supermercados online para perceber qual o mais barato no seu concelho.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt