Cientista conquista bolsa de 2 milhões de euros para estudar cérebro de bebés
Projeto de Cientista da Universidade de Coimbra pode ajudar no tratamento de lesões cerebrais.
Vanessa Coelho-Santos, cientista da Universidade de Coimbra (UC), conquistou uma bolsa de quase 2,1 milhões de euros para um projeto de investigação que vai tentar compreender o desenvolvimento do cérebro de recém-nascidos nos primeiros 28 dias de vida.
A investigadora do Centro de Imagem Biomédica e Investigação Translacional (CIBIT) do Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS) vai estudar como se organiza e expande a rede tridimensional de mais de 600km de microvasos após o nascimento.
“O grande enigma é perceber como é que as células endoteliais sabem onde se ligar: seguem sinais específicos onde algo indica o caminho ou já nascem com esse destino traçado?”, afirma a cientista.
A investigação pode ajudar a compreender processos que no futuro podem ajudar no tratamento de doenças cerebrais.
“A criação de novos vasos é crucial para a regeneração após lesões cerebrais, e compreender esses mecanismos durante o desenvolvimento pode abrir caminho a progressos na medicina regenerativa”, disse a cientista.
Esta bolsa Starting Grant, do Conselho Europeu de Investigação vai financiar a aquisição de um equipamento de ponta chamado multifotão para avaliar em tempo real a atividade cerebral. Vai também permitir criar uma equipa de investigação, com a contratação de quatro elementos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt