Escolas esperam videovigilância
O Ministério da Educação e Ciência (MEC) e a ONI estão a renegociar o contrato de 24 milhões de euros assinado em 2009 para a instalação de videovigilância e alarmes nas cerca de 1200 escolas de 2º e 3º ciclos e secundárias do País. "O contrato está a ser renegociado, tendo em vista a redução dos encargos inicialmente previstos", confirmou o MEC ao CM.<br/><br/>
Já a ONI garante que o processo de renegociação "de um ponto de vista operativo encontra--se concluído" e sublinha que, "do total de escolas abrangidas, encontram-se instaladas cerca de 85%, estando as restantes em fase de conclusão".
Mas Adalmiro Fonseca, presidente da Associação de Directores (Andaep), afirma que muitas escolas ainda esperam que o sistema funcione. "Instalaram as câmaras, mas em muitos casos o sistema de videovigilância não está operacional. A minha escola foi pioneira na instalação, mas depois estive dois anos à espera", disse ao CM o também director da Escola Secundária Oliveira do Douro, em Vila Nova de Gaia.
O CM questionou a ONI sobre qual o número de escolas em que o sistema de videovigilância está de facto a funcionar, mas não obteve resposta.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt