Falcõezinhos já nasceram
As crias são saudáveis. Acompanhe em direto.
As seis crias do casal de falcões Zuzu e Margarida nasceram durante a tarde de esta segunda-feira, revelou ao CM, Pedro Cotter, proprietário do apartamento em cuja janela está a floreira, onde as aves fizeram o ninho.
O casal de falcões-penereiros ganhou projeção, depois de Pedro Cotter colocar na internet imagens em permanência do ninho.
O dia a dia do casal é seguido, contou, por centenas de pessoas, nomeadamente por alunos de várias escolas na Holanda.
Pedro Cotter acredita tratar-se do "mesmo casal que esteve na floreira em 2012 e 2013, porque todas as crias foram anilhadas e estes falcões não têm anilha".
"O casal não se afasta do ninho mais de três a cinco minutos e, nesses períodos, foi possível contar que a postura foi de seis ovos", explicou Pedro Cotter.
Aquando da entrevista, em abril último, o proprietário do apartamento onde está o ninho acreditou que - a exemplo de anos anteriores - as crias irão nascer a 1 de maio. A previsão falhou por menos de 24 horas.
Os ‘filhotes’ acabam por abandonar o ninho cerca de um mês após a eclosão dos ovos. Por serem aves com marcação de território, não habitam no mesmo local dos pais, embora permaneçam na mesma região.
O regresso dos falcões à varanda de Cotter rapidamente se espalhou pela internet e a página ‘Zuzu & Margarida’ já foi visitada por 19 mil internautas.
Assista em direto:
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt