Greve da CP cancela circulação de 55% dos comboios programados até às 22h00

Foram suprimidos 697 comboios dos 1.267 programados.

13 de maio de 2025 às 00:17
Comboios de Portugal Foto: TIAGO PETINGA/ lusa
Partilhar

A greve parcial dos revisores e dos trabalhadores das bilheteiras levou esta segunda-feira à supressão de 697 comboios dos 1.267 programados (55%) entre as 00h00 e as 22h00, segundo dados da CP - Comboios de Portugal enviados à Lusa.

De acordo com a transportadora, nas ligações urbanas de Lisboa, dos 599 comboios previstos foram suprimidos 254 (42,4%), e nos de longo curso estavam programados 75 e foram suprimidos 49 (65,3%).

Pub

Nos urbanos do Porto, estavam previstos 267 ligações e não se fizeram 165 (61,8%) e nos comboios regionais foram suprimidos 212 (72,1%) dos 294 previstos.

Contactada pela Lusa esta segunda-feira de manhã, fonte do SFRCI - Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante, que convocou a greve parcial, adiantou que a adesão à paralisação dos revisores e trabalhadores das bilheteiras da CP, que começou às 05h00 desta segunda-feira e que termina às 08h30, é de 100%, estando a ser cumpridos os 25% de serviços mínimos.

Luís Bravo, do SFRCI, disse que a greve visa reivindicar melhores condições salariais para todos os trabalhadores da empresa.

Pub

"A greve parcial mantém-se até terça-feira, sendo que ainda vai ter reflexos na quarta-feira dia 14", adiantou.

De acordo com Luís Bravo, a greve "mostra bem o descontentamento dos trabalhadores" em luta contra os salários baixos desde 2010.

De quarta-feira a sexta-feira, vários sindicatos estiveram em greve, sendo que até sexta-feira não houve serviços mínimos, o que resultou na paragem total da circulação.

Pub

Os trabalhadores exigem o cumprimento do acordo alcançado em 24 de abril entre a administração da CP e os sindicatos, considerando que "o Governo não pode querer os méritos da negociação e depois fugir às suas responsabilidades na aplicação".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar