Heróis CM: "Estou feliz, salvei a vida do garoto"
Viu menino de quatro anos no fundo da piscina. Atirou-se sem medo.
Com apenas nove anos, Gonçalo Fernandes teve a coragem e a perspicácia de um adulto. Salvou outra criança, ou um "garoto" como carinhosamente o trata, de quatro anos, que se estava a afogar nas piscinas do Club Atlético de Bragança. O dia 16 de julho de 2013 continua bem presente na sua memória. "Desci o escorrega e achei estranho ver o garoto tanto tempo debaixo de água. Estava deitado no fundo da piscina e não se mexia", conta o pequeno herói. "Tirei-o da água e gritei : ‘Socorro, o garoto está morto'".
Metros ao lado estava Norberto Silva, enfermeiro, que aproveitava a folga com as filhas. "Ouvi os gritos do Gonçalo e vi uma criança deitada na berma da piscina. Estava inanimada", recorda o enfermeiro que de imediato iniciou manobras de reanimação, enquanto o pânico se começava a instalar. "Passado um minuto ou dois ele começou a respirar, foi um alívio", frisa.
O menino, francês, não falava português e estava nas piscinas com a irmã e a prima, também menores. Foi levado às urgências do hospital de Bragança e teve alta no dia seguinte. "A atitude do Gonçalo foi de grande heroísmo e bravura", refere Norberto Silva. O herói - agora com 10 anos - não sabe o nome da criança que salvou e nunca mais a viu. "Fiquei muito feliz, salvei-lhe a vida. Se acontecer de novo com outro garoto, salvo-o também", diz Gonçalo, de sorriso no rosto.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt